Mais

Milhares de pessoas enchem ruas de Newcastle para celebrar o fim de 70 anos de seca de troféus

Os jogadores do Newcastle festejam no autocarro durante o desfile da vitória
Os jogadores do Newcastle festejam no autocarro durante o desfile da vitóriaLoannis Alexopoulos / ANADOLU / Anadolu via AFP
Newcastle foi um mar de preto e branco este sábado, quando 150.000 adeptos alinharam nas ruas da cidade para celebrar o êxito dos Magpies na Taça da Liga, com um desfile de autocarros panorâmicos.

vitória por 2-1 sobre o Liverpool no dia 16 de março levou o Newcastle a conquistar o seu primeiro troféu importante desde 1969 e a primeira taça nacional em 70 anos.

Apesar da falta de glória ao longo das décadas, o clube tem mantido uma das maiores e mais apaixonadas bases de adeptos do futebol inglês.

"Isto é realmente incrível, absolutamente alucinante", disse o treinador Eddie Howe, cujo rosto estava estampado numa enorme faixa em frente ao estádio St. James Park, antes de percorrer o centro da cidade e terminar em Town Moor, onde os jogadores e as principais figuras do passado do Newcastle foram recebidos no palco.

"Há pessoas penduradas em postes de iluminação, fora de edifícios, espero que todos estejam bem. As pessoas têm sido absolutamente brilhantes. Não tenho palavras para agradecer a todos a forma como me abraçaram e à minha família e estou contente por lhes ter dado alguma alegria", acrescentou o técnico.

"Eu disse que ia festejar mais do que todos e acho que consegui", disse o recordista de golos do clube e antigo capitão de Inglaterra, Alan Shearer.

"Não sei onde estou, que horas são, que dia é hoje! As duas últimas semanas foram provavelmente as melhores da minha vida", acrescentou.

O herói local Dan Burn e o astro Alexander Isak marcaram os golos em Wembley, que ficarão para sempre na história de Newcastle.

Burn fez a sua estreia na seleção inglesa menos de uma semana depois, aos 32 anos, e disse que estes dias deram vida ao significado do fim da longa espera pela taça em Tyneside.

"É algo que nunca vou esquecer", disse Burn à BBC.

"O grande número de pessoas foi incrível. Foi realmente um sucesso para a cidade. Só o facto de podermos viver esse momento. É apenas uma hora, mas é uma hora que nunca vou esquecer", assumiu.

As festividades foram encerradas com um espetáculo de drones organizado pela Sela, uma empresa saudita de entretenimento e hospitalidade, patrocinadora do clube.

As fortunas do Newcastle em campo foram revividas desde a aquisição pelo fundo soberano saudita em 2021.

Os Magpies chegaram à Liga dos Campeões na época passada, pela primeira vez em 20 anos.

E poderão voltar a estar entre a elite europeia na próxima época. A equipa de Howe ocupa o sexto lugar na Premier League, mas subirá para o quarto lugar se vencer o jogo com o Crystal Palace.