Mais

Moyes confia que vai conseguir a manutenção no regresso ao Everton

Moyes revelou que houve outras ocasiões em que quase regressou ao Everton
Moyes revelou que houve outras ocasiões em que quase regressou ao EvertonAlex Pantling / Getty Images via AFP
David Moyes insistiu esta segunda-feira que agarrou a oportunidade de orientar o Everton pela segunda vez e estava confiante em prolongar a permanência de 71 anos do clube na primeira divisão do futebol inglês.

O escocês teve grande sucesso durante a sua primeira passagem de 11 anos por Goodison Park, de 2002 a 2013, período que incluiu um quarto lugar na Premier League, em 2005, e uma final da Taça de Inglaterra, em 2009. O Everton passou por tempos mais difíceis desde que saiu para um curto reinado como sucessor de Alex Ferguson no Manchester United.

Os Toffees lutaram contra a despromoção nas últimas três épocas e estão apenas um ponto acima dos três últimos classificados, antes do primeiro do regresso de Moyes contra o Aston Villa, na quarta-feira.

Os novos proprietários do clube de Liverpool, o grupo americano Friedkin, demitiram Sean Dyche na semana passada e recorreram a Moyes numa tentativa desesperada de sobreviver na Premier League antes da mudança para um estádio com capacidade para 53.000 pessoas na próxima época.

"Eles querem colocar-nos de volta no caminho certo e todos nós sabemos que precisamos de um pouco de apoio neste momento e temos que tentar funcionar. Há duas semanas, não pensei que o Everton pudesse estar na luta contra a despromoção, pensei que seria suficientemente forte para se safar", disse Moyes em conferência de imprensa antes do jogo.

"Cheguei ao meu lugar e vou apoiar essa ideia e dizer que acredito que seremos suficientemente fortes para nos mantermos afastados (da despromoção). Mas não estou a enganar-me a mim próprio nem a ninguém, precisamos do apoio de todos, precisamos que os jogadores joguem melhor, que marquem mais golos, se queremos que isso aconteça", acrescentou.

Moyes foi despedido pelo United ao fim de menos de uma temporada em Old Trafford, e depois disso teve passagens más pela Real Sociedad e Sunderland. No entanto, reconstruiu a sua reputação durante duas experiências pelo West Ham.

Depois de tirar o clube da despromoção na época 2017/18, regressou em 2019 para um período de cinco anos que levou os Hammers à Europa três vezes e pôs fim a uma espera de 43 anos para ganhar um troféu ao levantar a Liga Conferência em 2023.

"Estive muito perto de voltar (ao Everton) talvez em três ou quatro ocasiões. Tive conversações e, por qualquer razão, acabaram por fracassar. Costumava dizer-se que voltar não era bom, mas fi-lo no West Ham e acabámos por ganhar um troféu europeu. Por isso, estamos de novo a fazer a viagem", apontou.