O jogador de 25 anos foi forçado a sair com uma lesão na derrota da Ucrânia por 3-0 contra a Bélgica no domingo, antes de ser substituído por Bogdan Mykhaylichenko aos 67 minutos. Após o jogo, o treinador Serhiy Rebrov confirmou que a lesão parecia grave.
"Infelizmente, ele tem uma lesão, vai fazer uma ressonância magnética, veremos. Conheço o Vitaliy. Se ele não continuasse a jogar, então a lesão era realmente grave".
O jornalista ucraniano do Zorya Londonsk fez outra atualização nas redes sociais que vai preocupar os adeptos do Everton.
"Mykolenko confirmou na zona mista que é uma lesão na coxa que apanhou hoje (não é claro se é na frente ou atrás ou o que exatamente)", escreveu no X. "Ele vai esperar e ver a gravidade da mesma quando regressar ao Everton amanhã."

Ashley Young é o substituto óbvio do ucraniano na lateral esquerda, o que é um grande golpe para o treinador David Moyes, que tentará dar continuidade ao último dérbi, no qual conseguiram um empate 2-2 graças a um grito de James Tarkowski aos 98 minutos. O treinador do Liverpool, Arne Slot, vai querer vingar-se e esta será uma notícia bem-vinda na sua luta pelos três pontos no próximo mês.