As derrotas com Aston Villa e Everton nas duas últimas semanas permitiram que o Newcastle ultrapassasse o Forest e chegasse ao terceiro lugar, a apenas seis jogos do fim - quatro pontos atrás do segundo classificado, o Arsenal.
Apenas cinco pontos separam o Newcastle (59) do Aston Villa, em sétimo lugar.
O Newcastle, o Manchester City e o Aston Villa estão todos em boa forma, na busca de um lugar entre os cinco primeiros que garanta a qualificação para a competição europeia de clubes de elite na próxima época, com o Chelsea também na luta.
O Forest, bicampeão europeu, pode estar em sexto lugar na tabela quando jogar contra o Tottenham na segunda-feira.
Nuno Espírito Santo, cuja equipa ocupa um lugar entre os quatro primeiros desde novembro, disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo de quinta-feira que os seus homens não iriam ficar calados.
"Nada mudou desde a semana passada - depende de nós, está nas nossas mãos, não podemos controlar as outras equipas, não podemos controlar os resultados", disse.
"Temos de nos concentrar, e o que importa é melhorar. Agora trata-se de reagir e melhorar. A expectativa em torno de nós começou no momento em que fomos capazes de atuar e obter resultados. Aceitamos os desafios, não estamos a recuar. Estamos a entrar em ação. Queremos abraçar o desafio. Queremos tentar e conseguir", acrescentou.
O Forest não joga na competição de elite da Europa desde a época 1980/81, quando foi bicampeão com o antigo treinador Brian Clough.
O Liverpool está à beira de conquistar um recorde de 20.º título da primeira divisão inglesa.