Mais

Nottingham Forest "vai abrir um inquérito interno" sobre a lesão de Awoniyi

Awoniyi chocou com violência contra o poste e sofreu uma lesão abdominal
Awoniyi chocou com violência contra o poste e sofreu uma lesão abdominalJacob King, PA Images / Alamy / Profimedia
O Nottingham Forest vai abrir um inquérito sobre a lesão de Taiwo Awoniyi, no empate 2-2 com o Leicester City no City Ground.

O avançado sofreu uma lesão abdominal com risco de vida, quando chocou com o poste, depois de ter recebido um passe de Anthony Elanga no final do jogo.

Elanga estava em fora de jogo no período que antecedeu o incidente, mas o árbitro assistente só levantou a bandeira quando a jogada estava concluída, devido a um protocolo de fora de jogo introduzido em 2020.

Esta decisão causou muita controvérsia, uma vez que a colisão poderia ter sido totalmente evitada se a regra não tivesse sido introduzida, com o colega de equipa Ola Aina a falar ao Mail sobre como foi um fora de jogo claro e óbvio.

"O Anthony estava a milhas de distância do golo. O mundo inteiro podia ver e eu também podia, de onde estava. Pensa-se logo em fora de jogo. De certeza que se podia levantar a bandeira? Nada disto teria acontecido ao 'T' se a bandeira tivesse sido levantada, pois não?", afirmou.

Agora, conforme noticiado pela BBC, o Forest vai abrir uma investigação interna sobre o episódio e determinar por que razão Awoniyi foi autorizado a continuar a jogar, apesar de estar em posição de fora de jogo.

O treinador Nuno Espírito Santo recebeu o aval da equipa médica do Forest para que Awoniyi continuasse a jogar contra o Leicester, mas o proprietário Evangelos Marinakis ficou furioso com a decisão da equipa médica e considerou-a um "erro de avaliação" em seu nome, numa declaração feita no domingo à noite.

"Todos - equipa técnica, jogadores, adeptos e incluindo eu próprio - ficámos frustrados com a lesão de Taiwo e com a decisão errada da equipa médica sobre a capacidade de Taiwo para continuar o jogo. Isto é natural, é uma demonstração da paixão que sentimos pelo nosso clube. Vamos todos estar gratos, apaixonados e continuar a sonhar!", afirmou o proprietário do Nottingham Forest.

O incidente levantou questões sobre a lei do fora de jogo, que foi introduzida pelo International Football Association Board (IFAB) para a época 2020-21 da Premier League, na sequência da introdução do árbitro assistente de vídeo (VAR). Esta lei poderá ser anulada em breve se continuarem a ocorrer incidentes como este, uma vez que o bem-estar dos jogadores é posto em risco.