Mais

Nuno Espírito Santo desanimado com sonhos do Forest na Liga dos Campeões: "Uma noite má"

Nuno Espírito Santo, treinador do Nottingham Forest
Nuno Espírito Santo, treinador do Nottingham ForestRichard Bowcott/IPS / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Nottingham Forest sofreu um duro golpe na sua tentativa de regressar à Liga dos Campeões, depois de décadas de ausência, com o Brentford a sair do City Ground com uma vitória por 0-2 esta quinta-feira.

Recorde as incidências da partida

A terceira derrota em quatro jogos, cortesia dos golos de Kevin Schade e Yoane Wissa, deixa o Nottingham Forest fora dos cinco primeiros lugares da Premier League, quando faltam apenas quatro jogos para o fim do campeonato.

O Liverpool já venceu a Premier League e o segundo classificado, Arsenal, tem uma vantagem confortável, mas apenas cinco pontos separam o terceiro, Newcastle, do sétimo, o Aston Villa.

Esta época, os cinco primeiros classificados vão todos qualificar-se para a Liga dos Campeões, depois das boas prestações na Europa das equipas da Premier League.

Desde 1980, sob o comando do ex-treinador Brian Clough, o Forest não disputava a principal competição de clubes do continente.

Mas depois de uma época passada em grande parte nos escalões superiores da Premier League, o clube está a sofrer um grande abalo no pior momento possível.

"É uma má noite e um mau jogo", disse o treinador do Forest, Nuno Espírito Santo, à Sky Sports.

"Não estou preocupado com a tabela, mas sim com a forma de corrigir os erros. O mérito é do Brentford, mas as situações que devíamos resolver normalmente com uma melhor defesa. Estamos desiludidos, mas é uma questão de reagir e ir para a próxima. Ainda faltam quatro jogos, há muito futebol para jogar. Temos de nos concentrar em nós próprios e jogar melhor futebol", acrescentou o técnico português.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore

O Nottingham Forest teria subido ao terceiro lugar com uma vitória, mas apesar da derrota tem 60 pontos, apenas dois atrás do Newcastle, com Manchester City, Chelsea e Aston Villa também na luta.

O Brentford, que também está à procura de um lugar na Europa, depois de uma boa época, esteve perto de abrir o marcador aos 17 minutos, quando Sepp van den Berg cabeceou um livre da direita, mas colocou a cabeça demasiado perto do guarda-redes Matz Sels.

O Forest, que tem feito da explosão nos contra-ataques uma arte, voltou a entrar no jogo a todo o gás.

Forest em apuros

O Brentford abriu o marcador no último minuto da primeira parte, quando o defesa Nathan Collins lançou uma bola longa pelo meio e encontrou Schade.

O avançado alemão não dominou a bola inicialmente, mas o defesa do Forest, Ola Aina, tropeçou e Schade finalizou com facilidade.

A noite de 1 de maio, inicialmente amena, transformou-se numa chuva torrencial no início da segunda parte e o Forest dominou a bola nos primeiros instantes, com Anthony Elanga a rematar.

O artilheiro Chris Wood cabeceou para fora o cruzamento de Aina aos 65 minutos, enquanto a pressão do Forest aumentava.

Mas o Brentford silenciou o público da casa quando Wissa dobrou a vantagem a 20 minutos do fim, após outra bola longa.

O pontapé de baliza de Mark Flekken foi desviado e Wissa ultrapassou Nikola Milenkovic, antes de bater Sels com frieza.

Nuno Espírito Santo fez uma série de substituições, mas de pouco efeito, com o Brentford a fechar o jogo de forma impressionante.

A derrota é uma amarga desilusão para o Forest, mas um grande impulso para o Brentford na sua tentativa de se qualificar para o futebol europeu na próxima época.

Os três pontos deixam os Bees a apenas um ponto do 10.º classificado Bournemouth, que procura a sua melhor classificação na Premier League.

"É uma grande força irmos a um lugar difícil contra uma equipa que tem sido fantástica durante toda a época", disse o treinador do Brentford, Thomas Frank, à BBC.

"Acho que tudo é possível. Faltam quatro jogos. Vamos dar o nosso melhor para os ganhar", acrescentou.

Os restantes jogos do Forest são contra o Crystal Palace, Leicester, West Ham e Chelsea.

A sua época está a ameaçar terminar em desilusão, depois da derrota na meia-final da Taça de Inglaterra, no domingo, frente ao Manchester City.