Mais

Nuno Espírito Santo e o jogo com o Ipswich: "Não há favoritos, vai ser um jogo difícil"

Nuno Espírito Santo, treinador do Nottingham Forest
Nuno Espírito Santo, treinador do Nottingham ForestAFP
O treinador do Nottingham Forest, Nuno Espírito Santo, falou na sua última conferência de imprensa enquanto se prepara para defrontar o Ipswich Town na segunda-feira à noite.

O Nottingham Forest defronta o Ipswich, uma equipa contra a qual não perde desde dezembro de 2017 e que está à beira da despromoção esta época. O Ipswich só ganhou um dos seus últimos 5 jogos, que foi a última ronda da Taça de Inglaterra contra o Coventry City, enquanto o Forest vem de um tenso confronto 0-0 com o Arsenal, com ambas as equipas à procura de uma vitória para tentar recuperar algum ímpeto.

Nuno Espírito Santo começou por falar sobre a utilização de psicólogos desportivos dentro e fora do plantel, para ajudar na saúde mental dos jogadores.

"Isso é normal nos dias que correm. Os jogadores até têm pessoas que os ajudam nessa parte - treinadores mentais, há muitos. Agora é importante no desporto", afirmou.

O treinador confirmou que tem alguém a quem recorre para o ajudar com a sua saúde mental, o que é importante para qualquer treinador com uma função tão stressante.

"Claro que sim. Toda a ajuda é necessária e é bem-vinda", assumiu.

Em seguida, foi-lhe perguntado se a equipa do Forest, que tem feito uma época incrível até agora, devia ser considerada favorita ou se devia mudar de mentalidade contra o Ipswich, que parece estar a descer de novo para o Championship.

"Não, não é assim que encaramos as coisas. Temos de jogar o jogo. Não há favoritos num jogo de futebol. Há duas equipas que se defrontam de forma justa. Não, de todo. É exatamente o contrário. Basta olhar para os dados e verá que não há diferença nos jogos. Não se pode pensar que os jogadores correm mais em função do adversário. Não é isso que está em causa", respondeu o treinador português.

Nuno Espírito Santo sublinhou ainda que não haverá qualquer alteração em termos da abordagem do Forest ao jogo e que o irá tratar como qualquer outro.

"Penso que é uma boa oportunidade para alguns jogadores e também por causa do calendário", disse.

"Vamos avaliar e tentar tomar uma boa decisão para o jogo. Temos jogadores para avaliar. Na quarta-feira à noite (contra o Arsenal, na Premier League) foi um jogo muito intenso, com muitos contactos. Estamos a avaliar os jogadores para ver como estão. Todos são da equipa principal. Não há diferença entre os jogadores. O que está sempre em causa é a abordagem do jogo e o que é melhor. Avaliamos e vemos como estão os jogadores, olhamos para o adversário e tentamos tomar uma boa decisão", explicou Nuno Espírito Santo.

"Desde o início da época, mesmo nos amigáveis, a abordagem tem de ser a mesma. A interpretação do jogo tem de ser sempre a mesma. Se estabelecermos este tipo de rotina, não há diferença. Isso é melhor para nós. É por isso que acredito que a abordagem de jogo a jogo é a melhor", acrescentou.

O Forest está atualmente em terceiro lugar na tabela da Premier League e os seus adversários estão na zona de despromoção, mas Nuno considera que isso é irrelevante nas competições da Taça, pois tudo pode acontecer.

"Não é assim que encaramos as coisas. Temos de jogar o jogo", disse.

"Não há favoritos num jogo de futebol - apenas duas equipas que se defrontam de forma justa. Vai ser um jogo difícil. Eles são uma boa equipa. Olhámos para o jogo que tivemos contra eles aqui na Premier League (uma vitória por 1-0) e vimos como foi difícil. Temos estado a olhar para eles. Como equipa, têm energia, são intensos e têm bons jogadores. A expetativa é que seja um jogo muito difícil", defendeu Nuno Espírito Santo.

Siga o Nottingham Forest - Ipswich no Flashscore