Elanga percorreu 85 metros em apenas nove segundos, numa impressionante jogada individual que o levou desde o interior do campo do Forest até ao limite da área do United.
O sueco, que foi vendido pelo United em 2023 depois de ter sido considerado excedentário, culminou a corrida com um remate certeiro para lá de André Onana para colocar o Forest no caminho da vitória no City Ground.
"É um rapaz especial e dá velocidade a esta equipa. Ele fá-lo sozinho e estamos muito satisfeitos", disse o treinador do Forest: "Acho que o jogo estava a fugir de nós. Tivemos de sofrer. Trabalho árduo, acreditar, ajudarmo-nos uns aos outros, defender na linha. Foi um jogo muito difícil."
O momento de magia de Elanga ao quinto minuto garantiu o mais recente sucesso do Forest numa época de conto de fadas. A equipa de Nuno Espírito Santos está em terceiro lugar na Premier League apenas um ano depois de ter lutado para evitar a despromoção.
Um lugar na Liga dos Campeões está a um passo de ser alcançado, ao mesmo tempo que chegaram às meias-finais da Taça de Inglaterra pela primeira vez em 34 anos.
"Os recordes, os rapazes estão a bater todos eles e hoje o City Ground fez parte do jogo. Estávamos a jogar contra as cordas. O City Ground ajuda-nos", disse Nuno.
Questionado se estava pronto para pensar em levar o Forest à competição europeia de clubes de elite pela primeira vez desde 1980/81, Nuno disse: "Vamos concentrar-nos no próximo. É um dia a dia".
O ritmo de Elanga foi a chave para o sucesso do Forest, que se sentou em profundidade e atacou o United no contra-ataque.
"Trata-se de atacar o espaço e chegar à baliza contrária o mais rápido possível", disse o jogador de 22 anos: "Eu vi o espaço e acredito que sou um dos jogadores mais rápidos da liga. A finalização é algo em que tenho tentado trabalhar."
Elogiando o impacto do antigo treinador do Tottenham, Nuno, Elanga acrescentou: "Cheguei em dezembro da época passada e tivemos dificuldades, mas conseguiu transmitir as suas ideias na pré-época. Conseguimos jogar em sistemas diferentes. Essa união é importante e isso nota-se em campo."