Mais

Nwaneri, estrela do Arsenal, pode bater dois recordes da Premier League se marcar contra o Chelsea

Nwaneri, médio de 17 anos do Arsenal
Nwaneri, médio de 17 anos do ArsenalČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
Ethan Nwaneri, do Arsenal, tem a oportunidade de bater dois recordes da Premier League, este fim de semana, se conseguir marcar contra o Chelsea.

Nwaneri tem sido titular em todas as competições desde o início do novo ano, com oito golos e uma assistência em 28 jogos esta época. Com o Arsenal a sofrer uma série de lesões que acabaram com a corrida ao título, o adolescente tem sido mais do que importante para o treinador Mikel Arteta, que vê um futuro brilhante para os Gunners.

O jovem de 17 anos tem jogado na ala direita do Arsenal, na ausência do titular da seleção inglesa, Saka, e tem aproveitado a oportunidade até agora. É indiscutivelmente um dos jovens mais excitantes da Europa, tendo progredido na academia com o seu amigo e colega de equipa, Myles Lewis-Skelly, que foi convocado para a seleção inglesa pelo novo treinador, Thomas Tuchel, na manhã desta sexta-feira.

Nwaneri não foi convocado para a equipa, mas é provável que seja titular da equipa sub-21 durante a pausa internacional. Segundo alguns relatos, Nwaneri poderá rivalizar com o recorde de Michael Owen e Wayne Rooney, cujo recorde conjunto de nove golos marcados por um clube da Premier League antes de completar 18 anos está ameaçado. No entanto, este fim de semana poderá bater dois recordes na sua última aparição pelo Arsenal antes de completar 18 anos.

Nunca nenhum jogador com menos de 18 anos marcou num dérbi londrino da Premier League e Nwaneri pode fazer história com um golo perante o público da casa, no Emirates, no domingo à tarde. Depois de ter marcado três golos em 18 jogos na Premier League esta época, é mais do que possível que quebre este recorde, que certamente estará na sua mente quando entrar em campo contra uma equipa do Chelsea que espera obter a sua quinta vitória consecutiva.

Este fim de semana permite-lhe também quebrar outro recorde que dura há mais de 20 anos. O único jogador a marcar contra o Chelsea com menos de 18 anos na competição foi James Milner, pelo Leeds, em dezembro de 2002 (16 anos e 358 dias). Há quase 23 anos que este recorde é detido por Milner, que se tornou o segundo jogador mais jovem de sempre a jogar na Premier League, com 16 anos e 309 dias, atrás de Nwaneri, com 15 anos e 181 dias.

Em 26 de dezembro de 2002, com 16 anos e 356 dias, tornou-se o jogador mais jovem a marcar na Premier League, com um golo na vitória por 2-1 sobre o Sunderland. Dois dias depois, passou pelo defesa do Chelsea, Marcel Desailly, e rematou para o canto inferior direito. Nwaneri tem a oportunidade de bater esse recorde antes de completar 18 anos, no dia 21 de março, que marca o início da pausa internacional.

Tanto Nwaneri como Lewis-Skelly têm impressionado no Arsenal e já foram promovidos à equipa principal, apesar de nenhum deles ter jogado pelos sub-21 em qualquer momento das suas curtas carreiras até agora. O Arsenal marcou em todos os jogos contra o Chelsea desde agosto de 2021 e, se tivesse de quebrar a barreira neste domingo, muitos apostariam em Nwaneri, que atualmente representa a maior ameaça à baliza da jovem equipa de Arteta.

Siga o Arsenal - Chelsea no Flashscore