O internacional irlandês de 36 anos assinou o acordo apenas três dias antes do termo do seu anterior contrato. No mês passado, foi forçado a sair na primeira parte do último jogo do Everton em Goodison Park com uma lesão na coxa, mas espera-se que esteja em forma a tempo da próxima época.
"Graças ao trabalho árduo de muitas pessoas, conseguimos entrar no nosso magnífico estádio novo e abrir caminho para um futuro melhor com os novos proprietários ambiciosos (Friedkin Group), dos quais quero fazer parte", afirmou Coleman num comunicado.
Coleman chegou ao clube de Merseyside vindo do Sligo Rovers em 2009, durante a primeira passagem de David Moyes como treinador. Em janeiro, Moyes assumiu o cargo pela segunda vez e levou o Everton a um 13.º lugar.
"Em David Moyes, temos o treinador perfeito para nos conduzir a uma nova era. Ele mostrou mais uma vez as suas capacidades com a forma como nos pôs a jogar depois de regressar na época passada".
"Como o homem que me trouxe para o Everton, não posso falar o suficiente dele. Ele conhece este clube de futebol, os padrões exigidos todos os dias e o que significa jogar no Everton".
Coleman detém o recorde do clube para o maior número de jogos na Premier League (369) e está em 12.º lugar na lista de todos os tempos do Everton com 428 jogos em todas as competições, apenas cinco atrás de Dixie Dean e Leon Osman.
"Este pode ser um período de verdadeira mudança no clube e quero alguém que possa ajudar a transmitir as mensagens do que significa ser um jogador de futebol do Everton. Seamus sempre fez isso e sei que continuará a fazê-lo à medida que avançamos para uma nova era", afirmou Moyes.
O Everton inicia a sua campanha no campeonato fora de casa, frente ao Leeds United, a 18 de agosto.