Mais

Oficial: El Hadji Malick Diouf é reforço do West Ham

El Hadji Malick Diouf oficializado no West Ham
El Hadji Malick Diouf oficializado no West HamWest Ham United
O West Ham contratou El Hadji Malick Diouf ao campeão checo Slavia Praga. O lateral-esquerdo, que chegou a Praga em janeiro de 2024, por 2,7 milhões de euros, vai agora para o leste de Londres, por um valor quase dez vezes superior. Diouf é o terceiro futebolista nos últimos seis anos a transferir-se entre o Slavia e o West Ham, depois de Tomas Soucek e Vladimir Coufal.

Diouf tem atraído a atenção de clubes estrangeiros há já algum tempo. O Crystal Palace fez uma oferta pelo jogador no inverno, mas não conseguiu chegar a acordo com o Slavia.

E o interesse pelo jovem defesa não diminuiu, pelo contrário. Os clubes da Premier League ficaram ainda mais atentos após a vitória do Senegal por 3-1 sobre a Inglaterra, em junho, na qual Diouf brilhou.

O West Ham acabou por vencer a batalha pelo talentoso jogador, oferecendo ao Slavia 22 milhões de euros e mais quatro milhões em bónus.

O clube de Praga também tem a opção de receber uma percentagem de qualquer venda posterior. Trata-se de uma transferência recorde da Liga checa. O clube londrino acordou um contrato de longa duração com o jogador. O defesa vai jogar com a camisola número 12.

"Estou muito feliz por estar aqui e por dar o próximo passo na minha carreira. Estou ansioso por trabalhar arduamente e conhecer os meus novos companheiros de equipa", afirmou Diouf após a transferência.

"Vários clubes estavam interessados, mas o West Ham foi a minha primeira escolha. Falei com o treinador Potter e o plano apresentado fazia todo o sentido", acrescentou.

Diouf descreveu o compromisso com a Premier League como o auge da sua carreira: "É o sonho de toda a gente. Quando se chega lá, é preciso dar o melhor de si. O importante é manter a personalidade, mas pensar sempre na equipa. Quero dizer aos adeptos do West Ham que estou feliz por estar aqui e acredito que vamos fazer uma grande época."

O treinador Graham Potter também não escondeu a sua satisfação com a nova contratação: "Temos estado a observar o El Hadji há algum tempo. Ele tem um caráter forte, deixou o Senegal muito jovem para ir para a Noruega e depois para Praga, onde fez boas exibições de forma consistente. A Premier League vai ser um desafio para ele, mas está pronto para isso - com fome, ambicioso e determinado a integrar-se na nossa equipa."

Diouf chegou ao Slavia no início de 2024, oriundo do Tromso, da Noruega, e aos poucos foi se tornando um dos principais jogadores do plantel. O jogador natural de Ziguinchor disputou um total de 50 jogos competitivos pelo clube de Praga, marcando nove golos e dando outras quatro assistências aos seus companheiros de equipa.