O Liverpool contratou um dos jovens mais promissores do futebol italiano. Giovanni Leoni, que cresceu entre Padova, Sampdoria e Parma, assinou um contrato de longa duração com os Reds.
O Liverpool contratou Giovanni Leoni, um defesa italiano de 2006, que subiu da Serie C para a Premier League num curto espaço de tempo. O seu crescimento rápido e contínuo convenceu os Reds a apostar forte nele.
O anúncio veio diretamente dos canais sociais do clube inglês, que mostraram o antigo jogador do Parma durante a assinatura do contrato.
O negócio foi fechado na base de 35 milhões de euros mais bónus, com a adição de uma percentagem a favor do Parma em caso de futura venda. Recorde-se que o clube emiliano terá de pagar 10% à Sampdoria, a quem tinha comprado Leoni no verão passado.
O jogador de 18 anos junta-se aos campeões da Premier League depois de passar nos exames médicos e assinar um contrato de longa duração no AXA Training Centre.
Leoni viveu a sua temporada de estreia na primeira divisão italiana com a camisola do Parma em 2024/25, tendo disputado 17 jogos e marcado um golo.
"Estou muito feliz por estar aqui. É realmente uma grande sensação e para mim é uma honra", disse Giovanni Leoni ao site oficial do Liverpool, na sua primeira entrevista oficial.
"Sim, muita emoção. Sinto-me muito honrado. Fiquei muito feliz quando soube do interesse do Liverpool. Quando vi, pensei: 'Uau, isto é incrível. Estou muito feliz", assumiu.
Leoni estreou-se como profissional no Padova em março de 2023, apenas três meses após o seu 16.º aniversário.
Na segunda metade da temporada 2023/24, foi emprestado à Sampdoria, na Série B, jogando 12 vezes e marcando um golo, antes de o Parma decidir comprá-lo no verão passado.
Nascido em Roma, o defesa-central de 1,93 metros também vestiu a camisola da seleção italiana de juniores, tendo feito sete jogos com a equipa de sub-19.
No Liverpool, vestirá a camisola número 15.
