Branthwaite formou uma forte parceria com James Tarkowski no coração da defesa dos Toffees, realizando 86 partidas em todas as competições pelo clube desde a sua transferência do Carlisle United, da quinta divisão inglesa, em 2020.
O inglês de 23 anos, que tem uma internacionalização pela seleção, tinha sido associado a clubes de topo como Manchester United, Chelsea e Tottenham. O seu contrato anterior expirava em 2027.
"Estou muito feliz. Tem sido algo de que temos falado desde o final da época e assiná-lo agora é algo que me entusiasma muito. A confiança que o clube depositou em mim e o número de jogos que disputei nas últimas duas épocas tornaram a decisão de ficar e continuar a progredir como jogador bastante fácil. Conheço o clube. Sinto-me acarinhado pelos jogadores – temos aqui um bom grupo – e pelos adeptos. Nos últimos anos, vi o impacto que os adeptos têm em nós como equipa e o quanto isso significa para eles", disse Branthwaite à EvertonTV.
O Everton está a preparar-se para uma nova era com a mudança da equipa masculina de Goodison Park, a casa do clube desde 1892, para um novo estádio com capacidade para 52.888 pessoas no Bramley-Moore Dock.
Branthwaite disse que se tratava de um projeto empolgante e do qual queria fazer parte.
"Mudar para o novo estádio juntos e ter esse primeiro jogo em casa é algo que todos esperamos ansiosamente. Queremos voltar a competir e fazer uma boa época", disse Branthwaite, que ganhou o prémio de Melhor Jogador da Época em 2023/24, votado pelo plantel.
O Everton, que terminou em 13.º lugar na Premier League na época passada, inicia a nova campanha com uma deslocação ao promovido Leeds United a 18 de agosto.