Depois de uma temporada de estreia no Bayern Munique com 25 jogos oficiais, João Palhinha regressa agora a Inglaterra, onde se destacou nas duas épocas pelo Fulham, em ano de Campeonato do Mundo.
O médio internacional português reforça o Tottenham por empréstimo, com o emblema londrino a ficar com opção de compra no final da temporada.
João Palhinha, recorde-se, começou a carreira no Sacavenense, antes de rumar ao Sporting, em 2012, ainda como júnior. Estreou-se pela equipa B dos leões aos 18 anos, antes de fazer a sua estreia pela equipa principal em janeiro de 2017. Ao longo dos seus primeiros anos, também ganhou experiência nos empréstimos a Moreirense, Belenenses e SC Braga. Neste último, desempenhou um papel fundamental na conquista da Taça da Liga 2019/20, com Ruben Amorim no comando técnico.
De regresso ao Sporting em 2020, ajudou os leões a conquistar a Liga 2020/21 – o primeiro título do clube em 19 anos – e foi nomeado para a Equipa do Ano. Durante o seu tempo no Sporting, João Palhinha também ajudou o clube a conquistar dois títulos da Taça da Liga e a Supertaça.
Em 2022, João Palhinha rumou à Premier League, ingressando no Fulham. Rapidamente se tornou um dos médios defensivos mais dominantes da liga e foi nomeado Jogador da Época do Fulham após a sua primeira campanha. Ao longo de duas temporadas em Craven Cottage, fez 79 jogos pelo clube do oeste de Londres, marcou oito golos e fez mais desarmes do que qualquer outro jogador da Premier League.
As suas exibições consistentes e de alto nível pelo Fulham valeram-lhe uma transferência para o Bayern de Munique, em julho de 2024, onde fez parte da equipa que conquistou o título da Bundesliga na última temporada.
A nível internacional, estreou-se pela seleção principal de Portugal em 2021 e, desde então, somou 34 internacionalizações pela sua seleção, participando nos Europeus de 2020 e 2024, bem como no Campeonato do Mundo de 2022. Fez ainda parte da seleção portuguesa que conquistou a Liga das Nações em junho.
