Mais

Oficial: Jobe Bellingham segue os passos do irmão e assina pelo Borussia Dortmund

Jobe Bellingham vai começar a jogar pelo Borussia Dortmund na próxima época
Jobe Bellingham vai começar a jogar pelo Borussia Dortmund na próxima épocaBorussia Dortmund
O Borussia Dortmund finalizou a transferência de Jobe Bellingham. O médio de 19 anos chega do Sunderland e assina um contrato de longa duração até 30 de junho de 2030. A taxa de transferência deverá rondar os 30,5 milhões de euros, mas poderá aumentar significativamente devido ao pagamento de objetivos.

Com esta transferência, Jobe segue os passos do seu irmão mais velho, Jude Bellingham, que jogou no Dortmund entre 2020 e 2023 e se tornou uma estrela mundial antes de se mudar para o Real Madrid. Jobe também está familiarizado com o ambiente no Signal Iduna Park, devido às visitas e agora quer tornar-se ele próprio um destaque no meio-campo preto e amarelo.

"Jobe é um jogador excecionalmente talentoso que, apesar da sua tenra idade, já possui uma maturidade e inteligência notáveis", afirmou o diretor desportivo do BVB, Lars Ricken.

O diretor desportivo Sebastian Kehl acrescentou: "Deu um passo imenso no último ano e tornou-se um líder absoluto aos 19 anos. Estamos convencidos de que ele vai dar o seu próprio cunho ao nosso jogo".

Bellingham teve um grande desempenho pelo Sunderland na última temporada, foi um jogador-chave na vitória sobre o Sheffield United no play-off e impressionou tanto pelo seu compromisso defensivo quanto pela criação de jogadas. No Championship, registou o melhor registo de todos os jogadores sub-21, com 79 desarmes bem sucedidos e uma taxa de sucesso superior a 82%. Também deixou sua marca ofensivamente, por exemplo, com 48 passes-chave, o melhor da liga entre os jogadores sub-21.

Mais de 35 milhões: Dortmund vai fundo

A transferência de Bellingham para o Dortmund não só traz qualidade, mas também a frescura necessária para o meio-campo, especialmente devido ao futuro incerto de Emre Can e à idade avançada de Pascal Groß. O jovem inglês deverá encontrar rapidamente o seu papel no sistema do treinador Niko Kovac, que recentemente privilegiava a formação com três defesas.

Com um possível pacote total de até 35 milhões de euros, Jobe Bellingham é imediatamente uma das transferências mais caras de todos os tempos do clube - no mesmo nível de Mats Hummels e logo atrás de Ousmane Dembélé. O negócio inclui ainda uma taxa de futura venda de 10% para o Sunderland.

O BVB aposta mais uma vez em jogadores jovens e em desenvolvimento, na esperança de que Jobe tenha uma carreira tão brilhante quanto a do seu irmão Jude.

Leia mais sobre a contratação de Jobe e os parelelismos com o irmão Jude