Após meses de especulação, os Gunners terão concordado em pagar acima da cláusula de rescisão para poderem efetuar o negócio, em prestações, em vez de uma só vez.
Com a saída de Thomas Partey e Jorginho, após o fim dos seus contratos, a contratação de Zubimendi ajuda a reforçar o meio-campo do plantel de Mikel Arteta, que procura reduzir a distância para o Liverpool, campeão da Premier League.
"Este é um momento importante na minha carreira. É a mudança que eu procurava e que queria fazer. Assim que se chega aqui, percebe-se o quão grande é este clube e esta equipa", afirmou Zubimendi.
"Escolhi o Arsenal porque o estilo de jogo deles combina comigo. Eles mostraram o seu potencial recentemente e o melhor ainda está por vir", acrescentou o médio.
"Estamos muito felizes por trazer o Martin para o Arsenal e muito orgulhosos por ter concretizado esta transferência. O Martin era um alvo importante para nós e todos sabemos que ele se encaixa perfeitamente no nosso plantel, com a sua elevada qualidade", explicou o diretor desportivo, Andrea Berta.
"Damos as boas-vindas ao Martin e à sua família ao clube. Estamos ansiosos por vê-lo integrar-se com os seus colegas de equipa e muito entusiasmados por vê-lo jogar com a camisola do Arsenal", acrescentou o dirigente, antes das palavras do treinador, Mikel Arteta.
"O Martin é um jogador que trará uma enorme qualidade e inteligência futebolística à nossa equipa. Ele vai integrar-se muito bem e tem todas as características para ser um jogador fundamental para nós. O nível que tem mantido nas últimas épocas, tanto pelo clube como pela seleção, é exatamente a razão pela qual estamos tão entusiasmados por tê-lo connosco. Damos as boas-vindas ao Martin e à sua família ao clube", afirmou o treinador espanhol.
O jogador de 26 anos disputou 236 jogos pelo clube espanhol, marcando 10 golos e fazendo nove assistências. Zubimendi teve um papel importante na conquista da Taça do Rei pela Real Sociedad em 2020, encerrando um jejum de 34 anos sem títulos.
Zubimendi também fez parte da seleção espanhola que venceu o Campeonato da Europa em 2024, bem como a Liga das Nações em 2023.
A pré-época do Arsenal arranca a 23 de julho, com um jogo contra o AC Milan. Zubimendi usará a camisa número 36 e vai juntar-se aos seus novos companheiros no Sobha Realty Training Centre quando a equipa se apresentar para a pré-temporada.
