A decisão surgiu poucas horas antes de o clube defrontar o Peterborough na terceira ronda da Taça de Inglaterra, esta quinta-feira à noite.
Dyche começou a trabalhar no Everton em janeiro de 2023, mas quase dois anos depois foi afastado do cargo, uma vez que o clube não conseguiu progredir sob o comando do inglês. A missão ao chegar ao clube era permanecer na Premier League - o que foi conseguido com uma vitória na última jornada sobre o Bournemouth na campanha de 2022/23.
O Everton enfrentou problemas financeiros na época seguinte e recebeu uma dedução de 10 pontos (mais tarde reduzida para seis) por não ter cumprido as Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR), embora ainda tenha conseguido um 15.º lugar.

No entanto, a equipa de Dyche regrediu esta época, com apenas 17 pontos nos primeiros 19 jogos, caindo para o 17º lugar do campeonato. O Everton venceu apenas uma vez nos últimos 11 jogos e está um ponto acima da zona de despromoção, com o próximo jogo da liga contra o Aston Villa na quarta-feira.