O avançado de 33 anos chegou à equipa da Premier League proveniente do Bayer Leverkusen em 2015 e jogou mais de 450 vezes pelos Spurs. Em maio, levantou o troféu da Liga Europa, mas teve uma época fraca para os seus padrões elevados e debateu-se com uma série de lesões nas pernas.
"Antes de começarmos a conferência de imprensa, queria dizer que decidi deixar o clube este verão", disse o sul-coreano aos jornalistas em Seul, onde o Tottenham está a fazer uma digressão de pré-época: "Respeitosamente, o clube está a ajudar-me nesta decisão."
Son, que marcou 173 golos pelos Spurs, não disse para onde pretende ir a seguir e mostrou-se bastante emocionado. Tem sido associado a uma mudança para a MLS nos Estados Unidos.
"Foi a decisão mais difícil que tomei na minha carreira. Foram recordações fantásticas. Foi muito difícil tomar a decisão", disse Son, ladeado pelo novo treinador do Tottenham, Thomas Frank: "Preciso de um novo ambiente para me desafiar. Preciso de um pouco de mudança, 10 anos é muito tempo. Vim para o norte de Londres como um miúdo, com 23 anos, uma idade tão jovem. Deixo este clube como um homem adulto, um homem muito orgulhoso."
Falando em coreano, Son disse que a conquista de um troféu europeu - o primeiro título europeu do Tottenham em 41 anos - desempenhou "um papel importante" na sua forma de pensar.
“Ganhar um título na Europa fez-me sentir que tinha alcançado tudo o que podia”, disse: "Passei muito tempo a refletir sobre se queria experimentar o futebol num ambiente diferente, e tive essas conversas comigo próprio vezes sem conta."
Frank, que se juntou ao Spurs vindo do Brentford em junho, prestou homenagem ao capitão sul-coreano.
"Para mim, pessoalmente, teria adorado trabalhar com esta pessoa e jogador fantásticos", disse o dinamarquês, que substituiu o demitido Ange Postecoglou: "É uma verdadeira lenda dos Spurs em todos os aspetos, um dos maiores jogadores a atuar na Premier League."
Os Spurs vão enfrentar o Newcastle United no domingo em Seul, e Son tem a garantia de uma receção arrebatadora diante dos seus adeptos.
O Tottenham teve um verão bastante tranquilo no mercado de transferências até agora, a única grande aquisição foi o médio ofensivo Mohammed Kudus, proveniente do West Ham. Morgan Gibbs-White parecia estar prestes a seguir do Nottingham Forest, mas uma transferência de 60 milhões de euros não se concretizou.
