O internacional sub-21 francês assinou um contrato com o Tottenham até 2031, com a imprensa a apontar o negócio aos 35 milhões de euros.
"Mathys Tel chegou ao FC Bayern como um jogador muito jovem e deu aqui os seus primeiros passos ao mais alto nível do futebol europeu", afirmou o diretor desportivo do Bayern, Max Eberl, em comunicado.
"Era uma figura popular no plantel, que dava sempre o máximo pelo clube e pela equipa. A mudança para o Tottenham revelou-se a mais correta para o seu desenvolvimento".
Tel, de 20 anos, chegou ao Bayern vindo do Stade Rennes em 2022 com um contrato de quatro anos e prolongou o seu contrato até 2029 em março do ano passado, marcando 16 golos em 83 jogos pelo clube alemão, mas lutando para encontrar um lugar na equipa titular.
Em fevereiro, foi emprestado ao Tottenham, onde disputou 20 jogos, e fez parte do plantel que garantiu ao clube do norte de Londres o seu primeiro grande troféu em 17 anos, com uma vitória por 1-0 sobre o Manchester United na final da Liga Europa.
Tel é a primeira contratação do novo treinador Thomas Frank, contratado na quinta-feira para substituir Ange Postecoglou.