Mais

Olhar Português: Diogo Jota manda em Liverpool e os portugueses em destaque em Paris

Diogo Jota em destaque no Liverpool
Diogo Jota em destaque no LiverpoolNurPhoto via AFP, Flashscore
De regresso ao futebol de clubes, é dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De França à Arábia Saudita, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Após a pausa para os compromissos das seleções nacionais, os adeptos voltaram a saborear o futebol de clubes e a vibrar com o sucesso das suas equipas nesta reta final de temporada nos principais campeonatos da Europa.

A nossa viagem na descoberta dos portugueses em destaque começa em Inglaterra. Diogo Jota decidiu o dérbi de Merseyside, anotando o golo do triunfo do Liverpool sobre o Everton (1-0). Nota ainda para a assistência de Mateus Fernandes no empate do Southampton na receção ao Crystal Palace (1-1).

Seguimos para França. O Paris SG caminha a passo largos para confirmar o seu título no campeonato gaulês e, na última semana, somou mais uma goleada, desta feita na visita ao St. Étienne (1-6), com golos de Gonçalo Ramos e João Neves. Destaque também para Mathias Pereira-Lage Lage. O médio luso-francês marcou e assistiu na vitória do Brest em Toulouse (2-4).

Um salto até à Arábia Saudita para dar conta do bis de Danilo Pereira na vitória do Al-Ittihad sobre o Al-Shabab (3-2), que deu à sua equipa o passaporte para a final da Taça do Rei. Por fim, carimbar o passaporte no Brasil, onde Nuno Moreira já faz as delícias dos adeptos do Vasco. O extremo marcou no triunfo do emblema carioca na receção ao Santos (2-1).

Os números de Nuno Moreira
Os números de Nuno MoreiraFlashscore

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Bruno Almeida (Noah, Arménia), Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Cláudio Braga (Aalesund, Noruega), Diogo Rodrigues (FC Zimbru, Moldávia), Diogo Tavares (Zabbar St. Patrick, Malta), Francisco Geraldes (Wellington Phoenix, Austrália), Frédéric Maciel (FC Otelul, Roménia), Gedson Fernandes (Besiktas, Turquia), Guilherme Morais (Atyrau, Cazaquistão), Hernâni Fortes (NK Osijek, Croácia), Jorginho (Kairat, Cazaquistão), Jota (Celtic, Escócia), Nuno Martins (FC Ordino, Andorra), Pêpê Rodrigues (Pafos FC, Chipre), Rafa Silva (Besiktas, Turquia), Samuel Teles (FC Otelul, Roménia) e Serginho Andrade (Viborg, Dinamarca).

No feminino, Anna Marques (Bochum, Alemanha) e Stephanie Ribeiro (Pumas, México) também fizeram o gosto ao pé.