Olhar português: Ramos em estreia, João é nome forte em Barcelona, lusos em grande na Polónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar português: Ramos em estreia, João é nome forte em Barcelona, lusos em grande na Polónia

Gonçalo Ramos esteve em destaque na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Marselha
Gonçalo Ramos esteve em destaque na vitória do Paris Saint-Germain sobre o MarselhaAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. De Inglaterra, onde vários portugueses deixaram a sua marca, passamos por Itália, França, Arábia Saudita e até damos um salto até à Polónia para dar conta de uma semana com vários golos lusos.

O nosso primeiro ponto de paragem é o país onde nasceu o futebol organizado: Inglaterra. Em terras de Sua Majestade, vários portugueses estiveram em evidência na 6.ª jornada da Premier League e na 3.ª ronda da Taça da Liga. Começamos em Manchester: Matheus Nunes voltou a ser titular no campeonato e assistiu Haaland para o segundo golo da vitória do City frente ao Nottingham (2-0). No mesmo dia (23 de setembro), no mesmo horário, Bruno Fernandes selou a vitória magra do United na deslocação a Burnley (0-1) com um grande golo.

Seguimos para Liverpool: Diogo Jota saltou do banco para anotar o terceiro golo da vitória dos reds sobre o West Ham (3-1) e voltou a marcar a meio da semana, no encontro da Taça da Liga, frente ao Leicester City (3-1). Um pequeno salto a Wolverhampton, para dar conta do golo de Pedro Neto no empate do Wolves em Luton (1-1) e de Toti Gomes na derrota em Ipswich (3-2), e ainda a Stoke-on-Trent, para assinalar o quarto golo de André Vidigal no Championship com a camisola dos potters.

De Inglaterra para Itália. Numa breve passagem pelo campeonato italiano, destaque para o golo de Rafael Leão na receção do AC Milan ao Hellas Verona (1-0), em duelo da 5.ª jornada da Serie A, e para o bis de Pedro Mendes na vitória do Ascoli sobre o Ternana (2-0), da Serie B. São já cinco golos (em oito jogos) para o jovem avançado português nesta segunda temporada por Itália.

Pedro Pauleta assistiu ao triunfo do Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes
Pedro Pauleta assistiu ao triunfo do Paris Saint-Germain no Parque dos PríncipesParis Saint-Germain

Em França, Gonçalo Ramos aproveitou da melhor forma a presença de Pedro Pauleta no Parque dos Príncipes e brindou o antigo goleador da seleção nacional ao apontar os dois primeiros golos com a camisola do Paris Saint-Germain, no importante e sempre fervoroso duelo contra o Marselha (4-0).

De Espanha nota para o brilho dos Joões - João Félix e João Cancelo. A dupla esteve em destaque no último fim-de-semana na vitória do Barcelona sobre o Celta de Vigo (3-2), com um golo para o criativo e um golo e uma assistência para o lateral.

A viagem do Olhar Português prossegue para o Médio Oriente. Cristiano Ronaldo bisou na vitória épica do Al Nassr na receção ao Al-Ahli (4-3); Tozé marcou na derrota do Al-Hazm na visita ao Al-Shabab (4-1); e Rúben Neves confirmou o apuramento do Al Hilal para os oitavos da Taça.

O último ponto é a Polónia e os motivos são os melhores. Num país com forte presença lusitana, Filipe Oliveira (Kotwica), Hélder Sá (Radomiak Radom), Nené (Jagiellonia) e Ricardo Vaz (GKS) fizeram o gosto ao pé e reforçaram a ideia de que os jogadores portugueses conseguem ter sucesso em qualquer parte do Mundo.

Zé Valente (Persebaya) marcou contra a equipa do pai Fernando Valente (Arema)
Zé Valente (Persebaya) marcou contra a equipa do pai Fernando Valente (Arema)Instagram Zé Valente

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi novamente uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Podence (Olympiacos, Grécia), Carlos Borges (Ajax, Países Baixos), Carlos Fortes (PSIS, Indonésia), Carlos Mané (Kayserispor, Turquia), Hélder Ferreira (Anorthosis, Chipre), Pedro Marques (Apollon, Chipre), Xande Silva (Atlanta, EUA) e Zé Valente (Persebaya, Indonésia).