Mais

Opinião: Problemas nas renovações do Liverpool não vão afetar as hipóteses de título

Trent Alexander-Arnold ao lado do treinador do Liverpool, Arne Slot
Trent Alexander-Arnold ao lado do treinador do Liverpool, Arne SlotJavier Garcia / Shutterstock Editorial / Profimedia

O treinador do Liverpool, Arne Slot, disse que o pesadelo dos contratos no clube não vai afetar as hipóteses de título da equipa esta época. Eis porque é que ele tem razão.

Em declarações antes da derrota de quarta-feira na Taça da Liga, frente ao Tottenham, Arne Slot foi honesto sobre a especulação mediática em torno de Trent Alexander-Arnold, Mohamed Salah e Virgil van Dijk.

O treinador neerlandês afirmou que qualquer drama contratual nunca teria sido responsável por um mau desempenho nesta temporada.

"Falo com os meus jogadores, se há alguma coisa que os preocupa, eles partilham-na comigo. Não me preocupo com as publicações nas redes sociais ou com o que as pessoas dizem. Se fizer isso, como treinador do Liverpool, não terá vida, porque as pessoas estão sempre a falar de nós. Se Mohamed Salah falhar um penálti contra o Real Madrid, é distraído pela sua situação contratual. Se o Trent não joga bem, distrai-se com a sua situação contratual.  Se todos jogarem bem, ninguém se distrai com a sua distração contratual", afirmou.

Os Reds estão atualmente com seis pontos de vantagem na tabela da Premier League, com um jogo a menos, depois de um dececionante empate contra o Manchester United no fim de semana.

O empate foi injustamente atribuído a Alexander-Arnold, com muitos meios de comunicação a especularem que o seu péssimo desempenho se deveu à sua ligação ao Real Madrid, que pretende contratá-lo em janeiro, através de um acordo pré-contratual.

O argumento de que Trent terá outro clube em mente enquanto luta por três pontos numa corrida pelo título é ridículo, como diz Slot, e só surge quando o lateral tem uma atuação pouco brilhante.

Se o internacional inglês faz o cruzamento perfeito ou mantém a baliza a zero, sugere-se que está a fazer uma audição para o gigante espanhol, o que prova a miopia do argumento.

Quanto a Van Dijk e Salah, a dupla está a ter a sua melhor época com a camisola do Liverpool desde que assinaram pelo clube. Não há qualquer sentimento de enervação à medida que os seus contratos se aproximam do fim, e eles trazem vivacidade a todos os jogos, independentemente da competição.

Salah classificou recentemente o antigo defesa do Liverpool, Jamie Carragher, como "obcecado", numa altura em que continua a saga do seu contrato com o Liverpool.

Embora tenha sido em tom de brincadeira, é possível sentir a frustração e a irritação do egípcio, que marcou 21 golos e fez 17 assistências em apenas 27 jogos esta época.

Os meios de comunicação social não querem falar da sua forma, mas sim de uma batalha contratual entre o Liverpool e o Real Madrid, que prejudica o desempenho da equipa.

Arne Slot admite que tenta evitar as publicações nas redes sociais, mas é difícil ignorar os relatórios condenatórios que afirmam que três dos seus melhores jogadores estão irracionalmente interessados numa mudança para outro lado, quando podem ganhar tudo e mais alguma coisa esta época.

Manter a cabeça fria e afastar os seus jogadores de discussões sem sentido é fundamental para as hipóteses de título do Liverpool esta época.

Isto é especialmente importante porque toda a gente fora do clube aponta para a perda de alguns dos seus melhores jogadores, em vez de os valorizar enquanto ainda estão no clube.

O Liverpool é o primeiro classificado da Premier League, o primeiro classificado da Liga dos Campeões, ainda está nas duas competições da Taça e continuará a ser um dos melhores clubes do mundo enquanto os contratos do trio estiverem a terminar.

Quem sabe o que acontecerá quando um ou todos os três saírem no final desta época, mas o que Arne Slot sabe, mais do que ninguém, é que o futuro não afeta o presente e a sua equipa continuará a perseguir todos os troféus possíveis.

Siga o próximo jogo do Liverpool no Flashscore