O dirigente de 53 anos demitiu-se do cargo de diretor-geral de futebol em abril de 2023, depois de um recurso contra uma suspensão devido ao seu envolvimento em transferências e questões financeiras na Juventus ter sido rejeitado pelo principal órgão desportivo italiano.
Tanto ele como a Juventus negaram qualquer irregularidade, e Paratici regressou como Diretor Desportivo em outubro, passando a trabalhar ao lado de Johan Lange após cumprir a suspensão.
"Chegámos a acordo para que o Fabio regresse a Itália após o fecho do mercado de transferências de janeiro, de acordo com o seu desejo de voltar a casa", afirmou o Diretor Executivo do Tottenham Hotspur, Vinai Venkatesham, em comunicado.
"A nossa estrutura de gestão está preparada para resistir a mudanças de pessoal, por isso tudo continuará a funcionar normalmente".
Paratici vai regressar para tentar ajudar a Fiorentina a afastar-se dos lugares de despromoção da Serie A.
"Quero agradecer ao Vinai e ao Conselho de Administração do Tottenham por terem compreendido o meu desejo de regressar a Itália e integrar a Fiorentina", afirmou. "Adorei o tempo que passei no clube, mas esta oportunidade, aliada à necessidade de estar baseado no meu país, levou-me a tomar esta decisão".
