Ambas as equipas estavam empenhadas em encontrar uma data alternativa para o confronto e viram vantagens em antecipar o jogo em um dia, para 1 de abril. Isso teria dado ao Everton mais tempo para se preparar para o confronto com o Arsenal, apenas 72 horas depois, na hora do almoço de sábado, e poderia ter ajudado as suas hipóteses em Goodison Park.
Também teria sido benéfico para a equipa do treinador Arne Slot, que também se desloca a Craven Cottage para defrontar o Fulham no domingo à tarde, mas a sugestão foi rejeitada. Não se sabe com que antecedência os dois clubes fizeram o inquérito, o que pode ter contribuído para a rejeição que afetará ambas as partes.
Depois da eliminação do Liverpoolna Liga dos Campeões, frente ao Paris Saint-Germain, e da derrota na final da Taça da Liga, frente ao Newcastle United, a equipa de Slot estará desesperada por recuperar contra os Cottagers, após uma pausa internacional de duas semanas.
A vantagem na liderança pode aumentar ainda mais se o Everton conquistar pontos contra os Gunners, apenas alguns dias depois, mas após esta rejeição o plantel pode estar exausto, o que não ajudará a equipa de Slot na sua candidatura ao título.