"Com toda a equipa esta época, estaríamos perto do nível que atingimos nas últimas épocas", disse o treinador espanhol, quando questionado sobre os problemas físicos que têm afetado o seu plantel.
O tetracampeão inglês está a atravessar uma crise de resultados sem precedentes sob o comando de Guardiola, não tendo ganho nos últimos sete jogos (seis derrotas e um empate) em todas as competições.
A grave lesão do médio defensivo Rodri, vencedor da Bola de Ouro de 2024, enfraqueceu particularmente os Citizens. Entre os outros jogadores que passaram períodos de tempo variáveis na enfermaria contam-se Kyle Walker, Ruben Dias, John Stones, Mateo Kovacic, Jack Grealish e Kevin De Bruyne.
O Manchester City perdeu quatro jogos consecutivos no campeonato antes de receber o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, esta quarta-feira (19:30). Erling Haaland e os seus companheiros de equipa não conseguiram marcar um único golo nos dois últimos jogos, contra o Tottenham (4-0) e o Liverpool ( 2-0).
"Não estamos longe do segundo lugar", disse Guardiola , que tem dois pontos de vantagem sobre o Chelsea e o Arsenal .
"É sempre a forma como jogamos, a consistência que temos em ambas as áreas, que nos dá pensamentos positivos sobre o que vai acontecer no futuro. A equipa foi magnífica em Liverpool", insistiu.
"Em janeiro, falaremos internamente sobre o que é melhor, depende da situação em que nos encontrarmos", explicou Guardiola, referindo-se ao mercado.