Com 21 golos na Premier League, Haaland era um dos candidatos ao prémio Bota de Ouro de melhor marcador, mas caiu para terceiro, atrás de Mohamed Salah (28), do Liverpool, e Alexander Isak (23), do Newcastle United.
O City é terceiro na classificação a três jornadas do fim, a três pontos do segundo classificado, o Arsenal, e a um ponto do Newcastle.
"Haaland está pronto, está em forma. Se ele começa, decidimos (no sábado)", disse Guardiola aos jornalistas.
"Ainda assim, Rodri não está disponível. Oscar (Bobb) e Nathan (Ake) começaram a treinar connosco, mas ainda não estão disponíveis", acrescentou.
O Southampton está no fundo da tabela, com 11 pontos, e apenas duas vitórias em toda a temporada.
No entanto, o já despromovido clube da costa sul não tem nada a perder e Guardiola não os está a encarar de ânimo leve, uma vez que procura consolidar um lugar na Liga dos Campeões, com Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa todos na mistura.

"Começamos 0-0 e é um jogo extremamente importante para nós. Faltam três jogos. Respeito imenso por eles", afirmou.
Sobre a atual forma do City, que venceu quatro jogos consecutivos, disse: "É o melhor resultado consecutivo que temos. No início da época, conseguimos. Hoje, podemos fazer melhor. O objetivo quando não se é campeão é qualificar-se para a próxima época da Liga dos Campeões. Se conseguirmos três vitórias, estaremos lá. Está nas nossas mãos."
Apesar dos problemas no início da época, o City ainda pode terminar em segundo lugar e vencer a Taça de Inglaterra, mas Guardiola não está a pensar muito longe.
"Não estou a pensar nisso, lamento dizer-vos. Só estou a pensar no Southampton e toda a semana estive a pensar neles", disse.
"O resto da análise, fá-la-emos no final da época", concluiu.