O médio ofensivo fez 50 jogos na campanha de 2022/23 do City, marcando cinco golos e registando 11 assistências para ajudar a sua equipa a vencer a Liga dos Campeões, a Premier League e a Taça de Inglaterra.
No entanto, o internacional inglês não conseguiu impressionar esta época e foi atirado para o banco na vitória de sábado por 4-1 sobre o West Ham United, com o brasileiro Savinho a ser titular.
"Savinho está em melhor forma e tudo mais do que Jack, e é por isso que eu apostei no Savinho. Se eu quero o Jack que ganhou o triplete? Sim, quero-o, mas tento ser honesto comigo próprio para isso. Eles têm de lutar. Podem dizer que é injusto", disse Guardiola aos repórteres.

"Se pensam assim, tudo bem, mas têm de provar (a mim), 'Ok, vou lutar com o Savinho, para merecer jogar nessa posição', todos os dias, todas as semanas e todos os meses", reforçou.
Grealish, que também esteve de fora esta época devido a lesão, fez apenas seis jogos como titular pelo City no campeonato.
"Há duas semanas, ele estava lesionado e precisa de ritmo e de jogar, mas os jogadores precisam de treinar. Não tenho qualquer dúvida sobre a qualidade de Jack ou de qualquer um destes jogadores. Eles não estariam aqui (de outra forma). Sei que ele é capaz de o fazer porque o vi. Vi o seu nível e quero isso, em todas as sessões de treino e em todos os jogos", disse Guardiola.
O City recebe o Salford City, da quarta divisão, na Taça de Inglaterra, a 11 de janeiro.