Mais

Pontapé voador de Eric Cantona completa 30 anos

Cantona ficou lembrado por muitos por voadora aplicada em torcedor após expulsão
Cantona ficou lembrado por muitos por voadora aplicada em torcedor após expulsãoGetty Images via AFP
Eric Cantona deu uma última olhada para trás no relvado antes de um gesto que ficaria imortalizado. A frustração do cartão vermelho atormentava-o mas, em vez de aceitar a punição e as vaias dos adeptos no Selhurst Park, Cantona explodiu.

A estrela do Manchester United correu dois metros e deu um pontapé voador num adepto do Crystal Palace, mostrando dotes de lutador de kung-fu. Cantona caiu, levantou-se rapidamente e acertou o homem em fuga com o punho. As imagens deram a volta ao mundo, e o francês entrou para a história do futebol pela explosão lendária.

O momento insólito e espetacular rendeu a Cantona uma suspensão de oito meses, com o jogador a escapar por pouco a uma sentença de prisão. Vangloria-se do gesto até hoje. "Só me arrependo de uma coisa: adoraria ter dado um pontapé ainda mais forte", disse o antigo jogador, agora com 58 anos, no filme "The United Way", de 2021.

Exatamente 30 anos se passaram desde o lendário e chocante ataque de Cantona. Tudo isso provavelmente só aconteceu porque um certo Matthew Simmons supostamente insultou-o, à sua mãe e o seu passado em 25 de janeiro de 1995. Simmons sempre negou ter agredido verbalmente Cantona. "Mentira maldita", disse ele certa vez à revista 11Freunde"Cantona é e continua a ser um canalha".

Tinha sido "insultado milhares de vezes e nunca reagiu, mas às vezes ficas vulnerável", disse Cantona, justificando o surto, que considera um verdadeiro destaque na carreira. "Tenho muitos momentos bons, mas o melhor foi quando pontapeei o hooligan".

Animou-se para fazer "os adeptos felizes", disse Cantona certa vez. "Talvez muitas pessoas sonhem em pontapear esse tipo de pessoa. Eu fiz isso por eles. Isso dá-lhes um tipo de liberdade".

Cantona combinava génio e loucura como poucos. Roi Eric tirou o United da obscuridade; antes da era Cantona, os Red Devils não conquistavam a Premier League há 26 anos, com o tabu a terminar em 1993. No total, levou o United a quatro campeonatos e marcou 82 golos em 182 jogos. Apesar, ou talvez por causa, das excentricidades e escapadelas, o enfant terrible tornou-se uma lenda.

Influência de Cantona vai além do futebol

Mesmo depois da carreira, o francês continuou a ser o assunto da cidade. Gostava particularmente de atuar e fez o seu primeiro filme durante a suspensão, em 1995, além de se envolver com a política na França.

A propósito, a vítima Simmons, que tinha 20 anos na época e um registo criminal por agressão, afirmou que, depois de Cantonar ser expulso, simplesmente gritou: "Abaixe-se! Abaixe-se! Abaixe-se! Isso é um banho antecipado, Sr. Cantona".

Simmons foi multado em 500 libras e banido dos estádios por um ano pelo abuso verbal. Quando a sentença foi proferida, imitou o agressor Cantona: atirou-se do banco para atacar o procurador Jeffrey McCann e acabou preso por uma semana.