Pontos de destaque da Premier League: Arsenal vence com autoridade, Thomas Frank à beira do despedimento

Thomas Frank está por um fio no comando técnico do Tottenham
Thomas Frank está por um fio no comando técnico do TottenhamGlyn KIRK / AFP

O Arsenal aumentou a vantagem no topo da Premier League, depois de os seus rivais na luta pelo título, Manchester City e Aston Villa, terem escorregado.

O treinador do Tottenham, Thomas Frank, pode estar prestes a ser despedido após mais uma derrota desastrosa, enquanto a má fase do Liverpool continua.

AFP Sport destaca três temas do fim de semana:

Arsenal mantém-se por cima

Ao digerir o empate 0-0 frente ao Nottingham Forest, no sábado, o sentimento dominante no Arsenal era de frustração por não ter aproveitado totalmente a derrota do Manchester City por 2-0 frente ao Manchester United, mais cedo, nessa tarde.

No entanto, apenas 24 horas depois, a equipa de Mikel Arteta estava bem mais animada na luta pelo título, graças à surpreendente derrota caseira do Aston Villa por 0-1 frente ao Everton.

O Aston Villa, que ocupa a 3.ª posição, podia ter ficado a apenas quatro pontos do Arsenal com uma vitória, mas acabou por ficar a sete pontos de distância.

Dois empates consecutivos sem golos, frente ao Liverpool e ao Forest na Liga, evidenciaram a ocasional dificuldade ofensiva do Arsenal.

No entanto, o extremo dos Gunners, Noni Madueke, não está preocupado.

"Não fomos suficientemente eficazes na finalização. Ainda falta muito campeonato. Sabemos que temos sido muito consistentes e vamos continuar assim", afirmou.

O City, que está em 2.ª lugar após quatro jogos da Liga sem vencer, também está a sete pontos do líder, depois de perder com o United no primeiro jogo de Michael Carrick como treinador principal.

"Perdemos muitos pontos nos últimos jogos, mas vamos lutar até ao fim", garantiu o médio do City, Rodri.

Thomas Frank à beira do despedimento

Alvo de apelos ao despedimento por parte de adeptos furiosos, Thomas Frank assegurou sentir "confiança de todos", mas a fé do treinador do Tottenham pode revelar-se infundada.

Segundo notícias deste domingo, a direção do Tottenham reuniu-se para discutir o futuro de Frank após a desastrosa derrota caseira de sábado por 1-2 frente ao West Ham, que atravessa dificuldades.

Foi a terceira derrota consecutiva do Tottenham e a oitava em 14 jogos, deixando a equipa no 14.º lugar.

Já afastados das duas taças nacionais, os londrinos do norte vivem uma crise poucos meses depois de Frank ter sido contratado para substituir Ange Postecoglou.

O antigo treinador do Brentford tem irritado os adeptos do Tottenham com a sua abordagem táctica pouco inspirada e os maus resultados empurraram-no para o limite.

O capitão do Tottenham, Cristian Romero, apelou à união após um comentário duro sobre o momento conturbado.

"É um momento difícil e também desastroso para nós, mas especialmente agora precisamos de silêncio. Voltar aos treinos, trabalhar todos os dias e manter-nos unidos", afirmou.

Van Dijk prepara cimeira no Liverpool

Virgil van Dijk planeia reunir os jogadores, esta segunda-feira, para abordar os problemas que ameaçam comprometer a qualificação do Liverpool para a Liga dos Campeões.

Van Dijk ficou irritado com a displicência que permitiu ao modesto Burnley empatar 1-1 em Anfield, no sábado.

Foi a primeira vez desde 2008 que o Liverpool empatou quatro jogos consecutivos na Liga.

E, pela segunda vez esta época, o capitão dos Reds, Van Dijk, questiona os jogadores, tal como já tinha feito após a derrota com o Manchester United em outubro, no meio de uma série de nove derrotas em 12 jogos.

"Fico frustrado porque, depois dos 60 minutos, começámos a facilitar e não é a primeira vez", disse.

"Já se falou sobre isto, mas aparentemente temos de voltar a abordar o tema e segunda-feira será importante para isso. Não se trata de eu levantar a questão, mas sim de como podemos resolver, porque todos queremos vencer jogos", explicou.

O Liverpool foi assobiado pelos adeptos após um resultado que deixou a equipa no 4.º lugar e Van Dijk acrescentou: "Não gosto de ouvir assobios dos nossos próprios adeptos."