Pontos de destaque da Premier League: Magia de Michael Carrick transforma Manchester United

Michael Carrick está a candidatar-se ao cargo permanente de treinador do Man Utd?
Michael Carrick está a candidatar-se ao cargo permanente de treinador do Man Utd?Photo by JUSTIN SETTERFIELD / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

A caminhada do Arsenal rumo ao primeiro título da Premier League em 22 anos foi travada pela impressionante vitória do Manchester United por 2-3 no Emirates, este domingo, permitindo ao Manchester City e ao Aston Villa reentrar na luta pelo título.

City e o Villa, que venceram Wolves e Newcastle por 2-0, respetivamente, este fim de semana, estão agora apenas a quatro pontos dos gunners.

A vitória do United também permitiu à equipa subir ao top quatro, ultrapassando o Liverpool, depois da longa série invicta dos campeões em título ter sido quebrada em Bournemouth.

AFP Sports destaca três pontos de interesse do fim de semana da Premier League:

Carrick transforma o Man Utd com a sua magia

Michael Carrick recebeu um verdadeiro teste de fogo, com o Manchester City e o Arsenal como adversários nos dois primeiros jogos do seu comando. O antigo médio dos red devils regressou a Old Trafford para assumir uma equipa que só tinha vencido uma vez nos últimos sete encontros.

No entanto, Carrick já conseguiu duas vitórias memoráveis, o que alimenta a especulação sobre se o técnico de 44 anos merece continuar no cargo para lá do final da época. United já caiu nesse erro anteriormente, quando o excelente início de Ole Gunnar Solskjaer como treinador interino, em 2019, lhe valeu um contrato de três anos.

Carrick ainda tem muito para provar, mas dificilmente poderia ter começado melhor a sua missão de devolver o futebol da Liga dos Campeões a Old Trafford, algo que não acontece há três temporadas.

"Estou a gostar. É uma posição fantástica para se estar. Não nos vamos deixar levar por dois grandes resultados – o importante é pensar no que vem a seguir, manter os pés assentes na terra e fazer o que é correto esta semana",  afirmou Carrick. 

Problemas do Liverpool exaustos expostos

Uma série invicta de 13 jogos em todas as competições tinha estabilizado o percurso dos campeões ingleses, mas os problemas que persistiram durante esse período ficaram evidentes em Bournemouth. Pela terceira vez esta época, os homens de Arne Slot concederam o golo da vitória nos descontos, somando a sétima derrota na Liga nesta temporada.

Já com várias baixas na defesa, o Liverpool perdeu mais um central quando Joe Gomez saiu lesionado, obrigando o médio Wataru Endo a ocupar a defesa. Slot atribuiu o desfecho à fadiga, depois de a sua equipa ter conseguido igualar o marcador, recuperando de uma desvantagem de 2-0, mas acabando por ceder nos últimos 10 minutos.

Apesar de ter investido quase 500 milhões de euros no mercado de transferências de verão, o Liverpool ficou surpreendentemente curto em opções para algumas posições. As lesões prolongadas de Alexander Isak, Giovanni Leoni e Conor Bradley deixaram Slot com muito poucas alternativas, tanto na defesa como no ataque.

Mohamed Salah foi recebido de braços abertos após o regresso da Taça das Nações Africanas, devido à falta de poder de fogo na frente, apesar das críticas públicas que dirigiu a Slot no mês passado.

O técnico neerlandês afirmou na sexta-feira que não espera reforçar o plantel do Liverpool até ao fecho do mercado de transferências. No entanto, os reds correm sério risco de ficar fora da Liga dos Campeões na próxima época por causa disso.

Os homens de Slot não venceram nenhum dos últimos cinco jogos da Liga e caíram para o sexto lugar, atrás do United e do Chelsea.

Despedimento de Frank parece inevitável

Thomas Frank pode ter recebido um voto de confiança da direção do Tottenham, mas o dinamarquês continua longe de conquistar os adeptos, que estão em clara revolta contra os resultados e o estilo de jogo, sete meses após assumir o comando.

O cabeceamento fulminante de Cristian Romero salvou os spurs de mais uma derrota embaraçosa e impediu o Burnley de conquistar a primeira vitória na Premier League desde outubro, no sábado. No entanto, o empate 2-2 pouco fez para acalmar o descontentamento dos adeptos que viajaram, que voltaram a pedir o despedimento do antigo treinador do Brentford.

Os Spurs venceram apenas duas vezes nos últimos 14 jogos da Liga, caindo para o 14.º lugar da tabela.

"A mensagem para os adeptos, como sempre disse, é que estamos a trabalhar muito para garantir que tudo está a ir na direção certa e que vamos continuar a fazê-lo," afirmou Frank.

No entanto, parece apenas uma questão de tempo até que seja afastado do cargo no norte de Londres.