Mais

Pontos de discussão da Premier League: Alegria para o Newcastle, vaias para Trent, alívio para Southampton

Os adeptos do Newcastle no jogo contra o Chelsea
Os adeptos do Newcastle no jogo contra o ChelseaAndy Buchanan / AFP
O Newcastle ganhou o ímpeto na corrida para se qualificar para a Liga dos Campeões, com uma vitória vital sobre o rival Chelsea, que está entre os cinco primeiros.

Trent Alexander-Arnold ouviu a frustração dos adeptos do Liverpool após a sua decisão de deixar o clube campeão, enquanto o Southampton evitou um recorde indesejado na Premier League.

A AFP Sport analisa os três pontos mais importantes do fim de semana:

Newcastle aproxima-se dos cinco primeiros

O Newcastle deu um grande passo rumo à qualificação para a Liga dos Campeões, ao vencer o Chelsea por 2-0 no St. James's Park, no domingo, mas o técnico Eddie Howe alertou os seus jogadores para não descansarem sobre os louros.

A equipa de Howe está em terceiro lugar na tabela da Premier League, e os três pontos conquistados nos dois últimos jogos devem ser suficientes para garantir a classificação entre os cinco primeiros, dada a superioridade no saldo de golos em relação ao quinto classificado, o Chelsea, e ao sexto, o Aston Villa, ambos três pontos atrás dos Magpies.

No entanto, com a viagem do próximo fim de semana ao Arsenal, segundo classificado, seguida da visita do Everton no último dia da temporada, Howe não dá nada por garantido.

O Newcastle, vencedor da Taça da Liga, quer participar na Liga dos Campeões pela segunda vez em três épocas, o Manchester City está a apenas um ponto de distância e o Nottingham Forest, sétimo classificado, também continua na corrida.

"Ainda temos dois jogos pela frente e muitas reviravoltas que podem estar ao virar da esquina", disse Howe.

"Temos de seguir em frente, refletir sobre o nosso próximo jogo e garantir que estamos prontos para o Arsenal, porque é um jogo muito difícil.  Sabemos como é apertado com as equipes ao nosso redor, então não estamos dando nada por garantido", acrescentou.

Alexander-Arnold sente o calor

Arne Slot insistiu que não está preocupado em apostar em Trent Alexander-Arnold nos dois últimos jogos do Liverpool, depois do defesa ter sido vaiado pelos próprios adeptos no empate 2-2 com o Arsenal em Anfield.

Alexander-Arnold foi vaiado por uma parte significativa do público em Anfield quando entrou em campo, depois de ter confirmado na segunda-feira que vai deixar os campeões da Premier League quando o seu contrato terminar no final da época.

Mas Slot disse que ainda poderia selecionar a estrela inglesa, que se espera que vá para o Real Madrid, quando o Liverpool enfrentar o Brighton e o Crystal Palace.

"O que eu considero é que quero ganhar um jogo de futebol e, se acharmos que podemos ganhar com o Trent, devo-o aos seus colegas de equipa e aos adeptos, porque eles contrataram-me para ganhar o maior número possível de jogos de futebol", disse Slot.

"E se eu achar que há mais hipóteses de ganhar com o Trent, então escolho-o. Se eu achar que é uma distração ou o que quer que possa acontecer para não jogarmos um bom jogo de futebol, então talvez tome outra decisão", explicou.

Alexander-Arnold, bicampeão da Premier League e vencedor da Liga dos Campeões com os Reds, parecia atordoado no apito final, enquanto o colega de equipa Luis Diaz o abraçava.

"É definitivamente difícil para ele", disse Slot: "Era evidente que havia reações contraditórias, mas nem tudo era negativo."

Alívio do Southampton

No sábado, o Southampton empatou 0-0 com o Manchester City e finalmente livrou-se do espetro de ser a pior equipa da história da Premier League.

Na lanterna-vermelha e já despromovido, a equipa de Simon Rusk lutou para garantir o 12.º ponto de uma temporada deplorável, superando o recorde de 11 do Derby em 2007-08.

A conta oficial do Southampton no X até tinha uma mensagem atrevida para os Rams, dizendo: "Desculpem se vos demos esperanças".

O treinador interino Rusk acrescentou: "Compreendo perfeitamente como era importante para o clube lutar para não ter isso, mas para mim tratava-se de me concentrar no desempenho. Estamos a sentir-nos bem. Sabíamos o tamanho da tarefa. Lidámos muito bem com ela. Foi um bom momento quando o árbitro deu o apito final."

Siga a Premier League no Flashscore