Mais

Pontos de discussão da Premier League: Liverpool rasga o guião e o início rápido de Amorim

Mohamed Salah (esq.) festeja com Virgil van Dijk, depois de marcar o segundo golo da equipa
Mohamed Salah (esq.) festeja com Virgil van Dijk, depois de marcar o segundo golo da equipaAdrian Dennis / AFP
O Liverpool desferiu um duro golpe nas esperanças de título do Manchester City, já que os tetracampeões ficaram a 11 pontos de distânciad os reds no topo da tabela da Premier League.

Os Reds estão nove pontos à frente dos adversários mais próximos, Arsenal e Chelsea, enquanto o o novo treinador Manchester UnitedRuben Amorim, aumentou a invencibilidade para três jogos com uma goleada sobre o Everton.

A AFP Sport analisa os três pontos mais importantes do fim de semana:

Liverpool rasga o guião

Pep Guardiola não resistiu a lembrar os adeptos do Liverpool os seis títulos da Premier League que conquistou nas últimas sete temporadas, após o apito final no último pesadelo da sua equipa em Anfield. As bancadas da casa provocaram o espanhol com gritos de que seria "demitido pela manhã" depois da vitória do Liverpool por 2-0 ter condenado o City à sexta derrota em sete jogos.

Leia aqui a crónica e veja os golos

Por muitas ocasiões na era Guardiola, o Liverpool teve de se contentar com o segundo lugar na luta pelo título com o City. Mas o Liverpool mostrou que não há dúvidas sobre quem é o líder da Premier League neste momento com outra exibição dominante que merecia um resultado ainda mais dilatado.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore

A vantagem de 11 pontos sobre o quinto classificado City parece inatacável, mesmo a 25 jogos do fim do campeonato. Com 18 vitórias em 20 jogos sob o comando de Arne Slot, o Liverpool não tem dado hipóteses aos rivais a caminho do segundo título inglês em 35 anos.

Ganhos capitais para Arsenal e Chelsea

Enquanto o Liverpool é o grande favorito ao título, os rivais londrinos Arsenal e Chelsea estão à espera de um deslize do líder.

O Arsenal era visto como um sério candidato depois de terminar como vice-campeão nas duas últimas temporadas, mas uma sequência de quatro jogos sem vitórias colocou as esperanças em risco. No entanto, com o regresso do capitão Martin Odegaard após lesão e a excelente foma do avançado inglês Bukayo Saka, os Gunners venceram jogos consecutivos na Premier e chegaram ao segundo lugar.

Leia aqui a crónica e veja os golos

No sábado, o West Ham foi goleado em casa por 2-5, com cinco golos na primeira parte, tendo Saka marcado um de penálti e feito duas assistências.

"Temos jogado assim nos últimos jogos, marcando muitos golos. Estamos em boa forma, confiantes, e estamos a gostar do nosso futebol. Estamos a ganhar muito ritmo. Estamos prontos, por isso vamos lá!", disse Saka.

O Chelsea está empatado em pontos com o Arsenal, mas, apesar de ter superarem as expetativas, os Blues continuam cautelosos quanto às hipóteses de título. A impressionante vitória por 3-0 sobre o Aston Villa no domingo aumentou a invencibilidade em todas as competições para seis jogos. No entanto, o técnico do Chelsea, Enzo Maresca, admitiu: 

"Não estamos prontos para competir com Liverpool, Arsenal e (Manchester) City, por muitas razões. Só porque ganhámos hoje não vou mudar a minha ideia", apontou.

Amorim reanima as estrelas do Man Utd

Com menos de um mês de reinado no Manchester United, Ruben Amorim já fez sentir a sua presença nos avançados do clube. Antes de Amorim chegar do Sporting para substituir Erik ten Hag, o United era um dos clubes com menos golos da Premier League. No entanto, o treinador português, que está invicto há três jogos, não demorou a estabelecer uma ligação com Marcus Rashford, Joshua Zirkzee e Rasmus Hojlund.

Leia aqui a crónica e veja os golos

Rashford precisou de apenas dois minutos para marcar na estreia de Amorim, no empate com o Ipswich, enquanto Hojlund - que não tinha marcado em nenhum dos sete jogos anteriores - bisou na primeira vitória do novo treinador, quando o Bodo/Glimt foi derrotado na Liga Europa, na quinta-feira.

No domingo, Amorim viu de perto os dois golos de Rashford e outros dois de Zirkzee na goleada por 4-0 sobre o Everton em Old Trafford. Depois de oito jogos sem marcar, Rashford tem três nos últimos três jogos, enquanto Zirkzee marcou pela primeira vez desde o jogo inaugural da época contra o Fulham, pondo fim a uma seca de 17 jogos que remontava a agosto.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore