Mais

Pontos de discussão da Premier League: Manchester City renovado, Chelsea em baixo

Cole Palmer frustrado no Amex Stadium
Cole Palmer frustrado no Amex StadiumGlyn KIRK / AFP
A vantagem do Liverpool na liderança da Premier League continua a ser de sete pontos, depois de uma vitória por 2-1 sobre o Wolverhampton, este domingo, que respondeu à vitória do Arsenal por 2-0 sobre o Leicester, 24 horas antes.

O Manchester City foi o grande vencedor na corrida por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada, com uma goleada de 4-0 sobre o Newcastle, enquanto Nottingham Forest e Chelsea foram derrotados.

A AFP Sports analisa três pontos de discussão do fim de semana da Premier League.

Tensão aumenta na corrida pelo título

O Liverpool parecia fora de alcance na corrida pelo título, até que o Everton fez cair a casa no último dérbi de Merseyside, em Goodison Park, com o golo do empate aos 90+8 minutos, no empate de 2-2 de quarta-feira.

O Arsenal aproveitou para reduzir a diferença na liderança para quatro pontos, quando o atacante substituto Mikel Merino marcou dois golos nos 10 minutos finais em Leicester.

Pressionado praticamente pela primeira vez no reinado de Arne Slot, o Liverpool quase sucumbiu, apesar de ter aberto uma vantagem de 2-0 sobre o Wolves.

O topo da tabela da Premier League
O topo da tabela da Premier LeagueFlashscore

Luis Diaz e Mohamed Salah, de grande penalidade, colocaram os Reds na frente, mas Anfield ficou cheio de nervos enquanto os visitantes pressionavam pelo empate, depois de Matheus Cunha ter reduzido a desvantagem.

O Liverpool tem pela frente 10 dias de trabalho para tentar conquistar o 20.º título de campeão inglês, um recorde.

Depois das deslocações ao Aston Villa e ao City, recebe o Newcastle em Anfield e, finalmente, há uma brecha na armadura que dá alento ao Arsenal.

"Numa época em que se quer alcançar algo, também é preciso ter vitórias como esta", disse Arne Slot.

"Tivemos de mostrar uma mentalidade diferente e conseguimos ultrapassar a linha", acrescentou o treinador do Liverpool.

Novas caras refrescam o Manchester City

O colapso do City na Liga dos Campeões, que saiu de uma vantagem de 2-1 a cinco minutos do fim para perder por 3-2 com o Real Madrid no jogo da primeira mão do play-off, foi o mais recente exemplo nesta temporada de um plantel envelhecido que está a ficar sem gás.

Entre dois confrontos desgastantes contra os campeões europeus, a visita do Newcastle ao Etihad significou um perigo para os comandados de Pep Guardiola.

Em vez disso, a equipa teve a melhor exibição da temporada, em grande parte graças a um trio de novas contratações.

Omar Marmoush, Nico González e Abdukodir Khusanov não foram titulares no jogo contra o Real Madrid, mas os três devem ser titulares no Santiago Bernabéu na quarta-feira.

Marmoush marcou um hat-trick na primeira parte, com os seus primeiros golos pelo clube, Nico González, ex-FC Porto, mereceu de Guardiola comparações com o vencedor da Bola de Ouro Rodri, pelo seu controlo do meio-campo, e Khusanov traz a tão necessária velocidade à defesa do City.

Estatísticas de Marmoush
Estatísticas de MarmoushOli SCARFF / AFP / Opta by Stats Perform

Mesmo que seja tarde demais para salvar o City da disputa pelo segundo título da Liga dos Campeões, o trio pode ser vital para garantir que o campeão inglês se qualifique novamente para a Champions na próxima temporada.

O City voltou ao quarto lugar e tem o terceiro classificado Nottingham Forest na sua mira, apenas três pontos à frente.

Chelsea não pára

Enzo Maresca pediu aos jogadores do Chelsea que sejam mais positivos, no meio da preocupação com a linguagem corporal de Cole Palmer durante a triste derrota por 3-0 com o Brighton na sexta-feira.

Palmer mostrou-se frustrado no Amex Stadium, onde o Chelsea seguiu a eliminação da Taça da Inglaterra contra o Brighton com outra exibição fraca na vingança, seis dias depois.

O jogador de 22 anos desceu diretamente para o túnel no final do jogo, antes de ser convidado a regressar ao relvado para cumprimentar os descontentes adeptos do Chelsea.

"O futebol é um jogo de equipa, não é ténis. Não é só o Cole Palmer que está frustrado", disse o treinador do Chelsea, Enzo Maresca.

"De certa forma, isso pode mostrar o desejo de Cole de melhorar as coisas. Mas não se trata apenas do Cole, trata-se de todos os jogadores", acrescentou.

O Chelsea venceu apenas dois dos seus últimos nove jogos na Premier League, passando de potencial candidato ao título para sexto.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore

Enzo Maresca classificou a fraca prestação da sua equipa como a pior exibição do seu reinado, mas está à procura de mais positivismo para dar a volta à sua sorte.

"Precisamos que todos eles sejam mais positivos neste momento, porque é um momento em que temos de nos manter unidos e tentar terminar da melhor forma", apelou.