Mais

Postecoglou não pensa na demissão: "Estou motivado para ultrapassar isto"

Ange Postecoglou consola o médio inglês do Tottenham, Archie Gray
Ange Postecoglou consola o médio inglês do Tottenham, Archie GrayPaul ELLIS / AFP

O treinador do Tottenham, Ange Postecoglou, disse que é da sua responsabilidade dar a volta a uma época miserável na Premier League, depois da derrota por 3-2 frente ao Everton, no domingo, que ajudou os Toffees a afastarem-se da zona de despromoção.

O Everton, até então tímido em termos de golos, passou por cima da fraca defesa dos Spurs e marcou três vezes antes do intervalo, através de Dominic Calvert-Lewin, Iliman Ndiaye e um autogolo de Archie Gray.

A primeira vitória em sete jogos no campeonato coloca os homens de David Moyes a quatro pontos de distância dos três últimos classificados. A 12.ª derrota do Tottenham na Premier League da época deixa-o apenas quatro pontos acima do Everton, em 15º lugar, e aumenta a pressão sobre o treinador Postecoglou.

No entanto, foi o presidente Daniel Levy, e não o australiano, que sentiu a fúria dos adeptos que se deslocaram ao estádio para pedir mudanças na direção do clube.

"Isto não tem a ver comigo, porque tenho uma responsabilidade para com os jogadores que tenho. Para mim, concentrar-me em qualquer outra coisa é abster-me da responsabilidade que tenho", disse Postecoglou, que não contou com 10 titulares devido a lesões.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O Everton decidiu despedir-se de Sean Dyche no início do mês e foi como nos velhos tempos para Moyes, que conseguiu a primeira vitória do seu segundo mandato no comando técnico.

"Estou muito satisfeito por podermos dar a todos algo para gritar", disse Moyes: "Jogámos muito bem na primeira parte, marcámos três golos e podíamos ter marcado mais."

O regresso a casa de Moyes não foi bem sucedido na derrota por 1-0 frente ao Aston Villa a meio da semana, após a qual o antigo treinador do Manchester United disse estar ciente da tarefa que enfrenta para preservar o estatuto de campeão da Premier League devido à falta de poder de fogo.

Calvert-Lewin não marcava desde setembro, mas não parecia ser um avançado com falta de confiança, pois rodou Gray e Lucas Bergvall antes de marcar o primeiro golo aos 13 minutos.

As fragilidades dos Spurs

Para agravar a ausência do guarda-redes titular Guglielmo Vicario e de três dos quatro defesas preferidos de Postecoglou - Cristian Romero, Micky van de Ven e Destiny Udogie-, o Tottenham também não contou com Dominic Solanke, recordista de contratações do clube.

Os homens de Postecoglou continuam vivos nas três competições da Taça das Taças, mas Levy tem de decidir se a procura do primeiro troféu desde 2008 será melhor servida com uma mudança de treinador.

"Ainda estamos nas quatro competições. A nossa posição no campeonato não é muito boa, para dizer o mínimo, mas os nossos jogadores vão dar a volta. Estou muito motivado para ultrapassar isto, para que, quando os nossos jogadores regressarem, possamos fazer algo de significativo na nossa época."