Mais

Premier League: A subida parece ser um presente envenenado

Leicester, Ipswich e Southampton foram despromovidos da Premier League ao fim de apenas uma época
Leicester, Ipswich e Southampton foram despromovidos da Premier League ao fim de apenas uma épocaCarl Recine / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Sunderland e Sheffield United se enfrentam neste sábado na final do play-off do Championship, mas o sonho de subir para a primeira divisão pode azedar rapidamente até mesmo para os vencedores.

Pela segunda temporada consecutiva, as três equipas promovidas do Championship foram rapidamente relegadas para a segunda divisão. Antes da temporada 2023/24, isso só havia acontecido uma vez na história da primeira divisão inglesa, em 1997/98.

O abismo crescente entre as duas ligas é evidenciado pelos números de pontos dos três últimos classificados nas duas últimas temporadas.

Luton, Burnley e Sheffield United caíram há 12 meses com o menor número de pontos (66) entre as três equipas despromovidas numa época de 38 jogos da Premier League. Leicester, Ipswich e Southampton estão a caminho de bater esse recorde indesejável, com apenas 59 entre eles, a caminho do último fim de semana da Premier League.

Os três últimos ganharam apenas dois jogos em 2025 contra os 17 primeiros.

"É claro que a diferença é grande", disse o técnico do Ipswich, Kieran McKenna, que havia garantido duas promoções consecutivas antes da atual temporada_ "Quando isso acontece por duas temporadas seguidas, são 17 equipas que têm duas temporadas inteiras de dinheiro da Premier League e tudo o que vem com isso. E isso faz com que seja mais difícil para todos recuperar o atraso."

Os três últimos classificados
Os três últimos classificadosFlashscore

O Sheffield United recebeu 110 milhões de libras dos acordos televisivos e comerciais da Premier League na época passada por ter ficado em último lugar na tabela. Se considerarmos os pagamentos de paraquedas, que são distribuídos aos clubes despromovidos durante um período de três anos após a descida, uma época na primeira divisão inglesa pode valer mais de 200 milhões de libras.

O fosso crescente entre as duas primeiras divisões não é um problema exclusivo da Premier League.

A Liga Inglesa de Futebol (EFL) está cada vez mais preocupada com o equilíbrio competitivo do Championship devido ao impacto dos pagamentos de paraquedas.

Se o Sheffield United se juntasse ao Leeds e ao Burnley para subir, seis dos últimos nove clubes promovidos da Championship tê-lo-iam feito na sua primeira época depois de terem sido despromovidos da Premier League.

"O impacto desses pagamentos no equilíbrio competitivo da Championship e na sustentabilidade de todos os outros clubes é uma grande preocupação", disse o presidente da EFL, Rick Parry.

Os pagamentos de parquedas poderão ser abolidos quando for nomeada uma nova entidade reguladora independente para o futebol inglês. Mas isso pode apenas exacerbar o crescente abismo entre a Premier League e a Championship.

Inicialmente, os pagamentos foram concebidos para minimizar a diferença entre os dois primeiros campeonatos, incentivando os clubes promovidos a investir o suficiente nos seus plantéis para os tornar competitivos. No entanto, a força em profundidade da Premier League significa que qualquer recém-chegado tem uma montanha a escalar apenas para sobreviver.

A apenas um jogo do fim da época, Tottenham e Manchester United, finalistas da Liga Europa, ocupam o 16-º e o 17.º lugares da tabela.

"Quanto mais tempo as equipas permanecem na Premier League, melhor ficam", disse o treinador do Leicester, Ruud van Nistelrooy: "Se as mesmas 17 equipas se mantiverem na Premier League, todas elas vão investir grandes quantias de dinheiro e melhorar ainda mais a sua qualidade. Parece que o fosso só vai aumentar".

Siga o final do play-off do Championship com o Flashscore