Mais

Premier League: Alex Iwobi alcançou marco histórico pelo Fulham

Alex Iwobi chegou aos 300 jogos na Premier League
Alex Iwobi chegou aos 300 jogos na Premier LeagueGreig Cowie / Shutterstock Editorial / Profimedia

A estrela nigeriana atingiu a marca de trezentos jogos na principal divisão inglesa, apesar de os Cottagers terem sido derrotados pelos Magpies.

Recorde as incidências da partida

Alex Iwobi tornou-se o primeiro nigeriano a somar 300 partidas na Premier League inglesa.

O internacional nigeriano atingiu este marco ao representar o Fulham na derrota por 2-1 frente ao Newcastle United, no sábado.

Antes do encontro em St. James’ Park, o jogador de 29 anos já tinha ultrapassado o compatriota Shola Ameobi, tornando-se o nigeriano com mais internacionalizações na história da Premier League.

Ao chegar às 300 presenças, Iwobi consolida o seu legado como um dos melhores nigerianos a atuar na principal divisão inglesa.

Além disso, torna-se o quinto africano a alcançar este feito, juntando-se a Kolo Touré (353), Mohamed Salah (309), Wilfried Zaha (305) e Jordan Ayew (305).

Apesar de ter jogado os 90 minutos frente à equipa de Eddie Howe, a sua equipa saiu derrotada. Antes de ser substituído por Jonah Kusi Asare, registou dois remates, dois cruzamentos, 51 toques, 44 passes e uma precisão de passe de 74,4%.

Comentando o novo marco, Iwobi afirmou ao site do Fulham após o jogo: "É incrível. É uma grande conquista liderar essa lista, com nomes como Shola Ameobi e até o meu tio (Jay-Jay Okocha), que também participou na Premier League. É uma honra, mas ainda não terminei, vou continuar e espero manter o registo."

Nascido em Lagos, Nigéria, filho de pais nigerianos, Iwobi iniciou o seu percurso futebolístico no Arsenal, destacando-se nas camadas jovens antes de ser promovido à equipa principal por Arsène Wenger.

Estreou-se pela equipa principal a 27 de outubro de 2015, como titular na derrota por 3-0 frente ao Sheffield Wednesday, nos oitavos de final da Taça da Liga. Quatro dias depois, Iwobi fez a sua estreia na Premier League, entrando para o lugar de Mesut Ozil na vitória do Arsenal por 3-0 sobre o Swansea, no Emirates Stadium.

Após quatro épocas no Arsenal, onde conquistou duas Supertaças de Inglaterra e uma Taça de Inglaterra, o vencedor do prémio CAF Jovem Jogador do Ano 2016 transferiu-se para o Everton, assinando um contrato de cinco anos a 8 de agosto de 2019.

Em 2023, mudou-se para o Fulham, sediado em Londres, por um valor não divulgado. No Craven Cottage, o médio talentoso bateu vários recordes.

A 6 de abril de 2024, frente ao Newcastle United, tornou-se o nigeriano com mais minutos disputados na história da Premier League, ultrapassando John Obi Mikel.

A 5 de janeiro de 2025, tornou-se o quinto africano a somar pelo menos 50 jogos na Premier League por três clubes diferentes, marcando num empate 2-2 frente ao Ipswich Town.

Os números de Alex Iwobi
Os números de Alex IwobiFlashscore