Premier League: As histórias que podem marcar a última semana do mercado de transferências

Oscar Bobb, do Manchester City, está fortemente associado a uma saída do Etihad
Oscar Bobb, do Manchester City, está fortemente associado a uma saída do EtihadCONOR MOLLOY / PROSPORTSIMAGES / DPPI VIA AFP

A última semana do mercado de transferências é o momento em que os clubes podem arriscar tudo para salvar a época... ou tentar perceber até onde conseguem elevar a fasquia. No topo da Premier League, há ainda várias histórias intrigantes por decidir.

O Arsenal tem tropeçado nas últimas semanas, mas não se espera que entre no mercado para reforços de peso. Internamente, acredita-se que o plantel atual deve ser suficiente para manter a luta pelo título, sendo as lesões, e não a falta de profundidade, o principal problema.

Apesar de terem sido feitas algumas sondagens e de nomes como Victor Valdepeñas terem sido sugeridos para a defesa, qualquer movimento de última hora será mais oportunista do que uma contratação de peso. O clube tem sido associado a Julian Alvarez – mas algo desse género só será considerado no verão.

O Manchester City já garantiu Antoine Semenyo e Marc Guehi. O clube ponderou a contratação de um médio – nomeadamente Elliot Anderson – mas não está disponível por parte do Nottingham Forest, pelo que dificilmente haverá mais entradas, a menos que surja uma oportunidade inesperada. Oscar Bobb prepara-se para sair, com o Fulham a tentar fechar negócio.

O Aston Villa agiu de forma decidida, estando muito perto de garantir Tammy Abraham por 18,2 milhões de libras, para dar uma nova dinâmica ao ataque e manter o embalo na luta pelo top quatro. O clube também pondera reforçar o meio-campo, caso surja uma boa oportunidade.

Manchester United pondera médios

O Manchester United, que ocupa a 4.ª posição, está a fazer as últimas avaliações ao mercado para decidir se vai ou não mexer-se na última semana da janela. A saída de Casemiro é mais um sinal de que o United prepara uma reconstrução dessa zona do relvado, mas fontes do clube aconselham cautela na forma como o processo de recrutamento é conduzido.

O plano passa claramente por contratar dois médios em 2026, mas a situação do treinador complica as decisões a longo prazo. Existe confiança no atual técnico, Michael Carrick, para orientar o plantel na próxima época, mas o clube está consciente de que um futuro treinador permanente quererá ter uma palavra importante nas escolhas.

Wilfried Ndidi é uma das principais opções que o United pode considerar esta semana, havendo uma proposta interessante em cima da mesa. No entanto, não se espera para já que o clube avance para a sua contratação ao Besiktas. Felix Nmecha e Rúben Neves são outros nomes que têm sido oferecidos.

O Chelsea tem tentado avançar para a contratação de Jeremy Jacquet ao Rennes, mas como o negócio está parado, o clube decidiu chamar de volta Aaron Anselmino, que estava emprestado ao Borussia Dortmund. Continua a haver a possibilidade de reforçar ainda mais esse setor.

Um dos nomes equacionados é o médio Douglas Luiz, que pode chegar por empréstimo da Juventus caso o seu vínculo atual com o Nottingham Forest seja cancelado. Quanto a saídas, as situações de Raheem Sterling e de Tyrique George precisam de ser resolvidas.

O Liverpool enfrenta um dilema no lado esquerdo da defesa, tendo hesitado sobre permitir ou não que o Tottenham contrate Andrew Robertson. No início de segunda-feira, o negócio parecia estar fora de hipótese, numa altura em que o Liverpool ponderou chamar de volta Kostas Tsimikas do empréstimo à Roma e também foi associado a Antonee Robinson, do Fulham.

Assim se completa o tradicional top seis – uma posição que o Spurs esperaria ocupar, mas encontra-se mais abaixo na tabela.

Spurs procuram soluções para o lado esquerdo

As entradas de Souza, vindo do Santos, e de Conor Gallagher, do Atlético de Madrid, reforçaram o plantel, mas os planos para uma contratação de grande nome têm perdido força devido à incerteza em torno do futuro de Thomas Frank. Fontes do clube garantem que a ambição no mercado não depende de apoiar ou despedir Frank, mas os principais alvos têm mostrado cada vez mais reservas em juntar-se ao clube este mês.

Reuniões nas próximas horas deverão ditar se o Spurs consegue avançar ou se esbarra num muro. Outro lateral-esquerdo continua a ser hipótese, mas esperava-se que um extremo esquerdo fosse o grande destaque. O clube analisou negócios por Maghnes Akliouche, Yan Diomande, Christos Tzolis, Oscar Bobb e Kevin Schade – mas ainda não houve avanços, com Djed Spence a continuar a ocupar o lugar.

Até ao fecho da janela, haverá certamente reviravoltas, surpresas e mudanças de planos. Resta ver como tudo vai terminar.

Autor
AutorFlashscore

Acompanhe todas as novidades do mercado de transferências com a Flashscore!