
Aston Villa 1-0 Arsenal

O Villa estava com a motivação em alta depois de vencer o tricampeão Manchester City no meio da semana, e o ímpeto ainda estava com os homens de Unai Emery, que assumiram a liderança com sua primeira oportunidade significativa do jogo em apenas sete minutos, quando John McGinn girou e disparou no canto superior para marcar seu sexto golo nesta temporada. O Arsenal começou a entrar na partida. Gabriel Martinelli quase fez um golo ao ex-guarda-redes dos Gunners, Emiliano Martínez, mas o remate foi desviado em cima da linha, enquanto Martin Ødegaard teve talvez a melhor oportunidade para empatar antes do intervalo, mas Martínez leu o seu remate e defendeu bem à queima-roupa.
O Arsenal continuou a dominar na segunda parte, com Gabriel Jesus a ter a oportunidade de pedir grande penalidade depois de ter sido pontapeado na parte de trás da perna, mas o VAR não considerou o desafio suficientemente digno para intervir. Depois de uma atuação heróica na primeira parte, Martínez desviou um canto e Ollie Watkins desviou a bola para o seu próprio poste, antes de Ødegaard desperdiçar outra oportunidade de ouro ao rematar para fora após um cruzamento de Kai Havertz. Lucas Digne viu o seu remate ser defendido por David Raya num raro ataque do Villa à passagem da hora de jogo, e momentos depois, Bukayo Saka teve a bola na baliza depois de contornar Martínez, mas o seu golo foi anulado por fora de jogo.
Watkins, que tinha marcado quatro golos nos seus últimos seis confrontos com os Gunners, ameaçou no contra-ataque, obrigando Raya a mais uma defesa inteligente, que só vai aumentar a sua confiança depois dos dois erros cometidos contra o Luton na última jornada. O Arsenal ainda acreditava que iria encontrar o empate, e teve a bola na rede novamente pouco antes dos acréscimos, mas o golo de Havertz foi anulado por mão na bola durante a jogada. O Villa conseguiu segurar os três pontos contra um adversário que também é candidato ao título. A apenas dois pontos do topo da tabela, o Villa segue firme na disputa, enquanto Mikel Arteta, que estava cumprindo suspensão por toque de mão, tem muito o que pensar, já que a sua equipa perdeu o lugar na liderança.
