Aston Villa 0-0 Newcastle

Todas as conversas em torno do Newcastle no verão giraram em torno do futuro do avançado Alexander Isak, que quer sair do clube, e da incapacidade do clube em contratar um substituto. Isso ficou bem claro na primeira parte, pois, apesar de dominarem a partida e criarem várias oportunidades, os jogadores de Eddie Howe não conseguiram concretizar. Os visitantes deveriam ter assumido a liderança aos três minutos, quando o recém-contratado Anthony Elagna avançou para a baliza após uma confusão na defesa do Villa, mas quando o sueco finalmente chutou, o guarda-redes Marco Bizot preservou a igualdade para os anfitriões com uma defesa inteligente.
Elanga e o avançado improvisado Anthony Gordon dispararam sete remates entre os dois antes do intervalo, com Gordon a obrigar Bizot a outra defesa difícil com um remate rasteiro da entrada da área. O Villa esteve muito abaixo do seu nível durante os primeiros 45 minutos, completando apenas 73% dos seus passes e não conseguindo registar um único remate, deixando os adeptos frustrados no intervalo, mesmo que a sua equipa tivesse tido sorte em manter o empate.
É a primeira vez desde março de 2022 que o Villa chega ao intervalo sem ter rematado em um jogo da Premier League, mas precisou de menos de dois minutos após o reinício para finalmente ameaçar, quando o cruzamento de John McGinn encontrou Boubacar Kamara, que cabeceou direto para Nick Pope. As oportunidades logo se tornaram escassas, já que as duas equipas – separadas apenas pelo saldo de golos na temporada passada – mostraram mais uma vez que havia muito pouco para diferenciá-las. Isso parecia prestes a mudar quando Gordon foi lançado por Elanga atrás da defesa do Villa, levando Ezri Konsa a derrubá-lo e receber um cartão vermelho direto por impedir uma oportunidade de golo.
A equipa de Unai Emery se preparou para enfrentar uma enxurrada de pressão no final, mas a falta de um ponto focal no ataque do Magpies minou seus esforços e, no final, significou que os pontos foram divididos na primeira rodada. É apenas a segunda vez que o Newcastle evita a derrota em sete visitas ao Villa Park pela Premier League, embora isso ponha fim a uma sequência de três vitórias consecutivas na primeira rodada. A ausência de Isak ajudou o Villa a manter apenas a terceira partida sem sofrer golos em 12 jogos em casa pelo campeonato, embora o primeiro jogo sem marcar de Ollie Watkins em cinco partidas em casa pela Premier League contra o Newcastle tenha simbolizado um dia frustrante para ambas as equipas.
