Mais

Premier League: Aston Villa ultrapassa (2-1) Manchester City em queda

Morgan Rogers remata perante Bernardo Silva
Morgan Rogers remata perante Bernardo SilvaShaun Botterill / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
No reencontro com o clube onde cumpriu a formação, Morgan Rogers foi a figura do Aston Villa com uma assistência e um golo. Bernardo Silva foi titular num Manchester City que sofreu a nona derrota em 12 jogos.

Aston Villa 2-1 Manchester City

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de um início de temporada fulgurante, as duas equipas entraram numa fase de abrandamento, pelo que este jogo constituía uma oportunidade para relançarem as suas campanhas. Foi o Villa que pareceu mais propenso a inverter a sua forma, com os Villans a terem um início animado. Jhon Durán teve a oportunidade de marcar após um passe errado de Joško Gvardiol para o colombiano, mas o avançado entrou em pânico e o seu primeiro remate foi defendido por Stefan Ortega. Na sequência do canto, o guarda-redes fez uma defesa excecional à barra, negando magnificamente um cabeceamento de Pau Torres.

O City não deu ouvidos aos avisos e os homens de Unai Emery abriram o marcador aos 16 minutos. Morgan Rogers penetrou no coração da defesa do City e colocou a bola na cabeça de Durán, que rematou contra um Ortega desamparado. Depois de ter estado em desvantagem, os homens de Pep Guardiola ganharam o controlo da partida, dominando a posse de bola, com o ex-Villa Jack Grealish a ver muita bola, mas, tal como tem acontecido nas últimas semanas, o City não conseguiu converter o seu domínio em oportunidades de golo. Gvardiol teve uma oportunidade antes do intervalo, mas o seu cabeceamento foi sempre a subir depois de ter sido encontrado por Grealish. 

O início da segunda parte foi muito semelhante ao da primeira, com o Villa a sair a voar das armadilhas e a ter uma série de oportunidades nos instantes iniciais. Primeiro, Matty Cash rematou para a baliza após um contra-ataque rápido, depois Durán correu para a baliza e rematou contra Ortega, mas viu o seu golo ser anulado por fora de jogo. A equipa da casa passou a dominar por completo a partida e o City ficou adormecido à passagem da hora de jogo, quando Rogers criou espaço na área e rematou rasteiro ao poste.

Os homens de Guardiola simplesmente não começaram no segundo tempo e o Villa mereceu dobrar a vantagem aos 65 minutos, depois que Rogers invadiu o campo do City, combinou com John McGinn e deslizou a bola para o canto oposto. Para além de um remate de longa distância de Phil Foden, a equipa visitante raramente conseguiu incomodar Emiliano Martínez. O Villa parecia que ia marcar o terceiro, com um remate de Ollie Watkins a ser defendido por Ortega. 

Foden acabou por marcar um golo nos descontos - o seu primeiro golo na Premier League - mas não passou de uma consolação.

De qualquer forma, os homens de Emery conquistaram três pontos contra os actuais campeões da Premier League, cuja defesa está a ficar mais fraca a cada semana que passa. A segunda vitória em 18 confrontos diretos coloca o Villa acima do City na tabela e em quinto lugar, com os Villans invictos em oito jogos em casa desde a derrota para o Arsenal na primeira ronda. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform