Recorde aqui as incidências do encontro
A última viagem do Liverpool até este famoso e antigo campo foi recebida com uma receção tão hostil como os Reds esperavam, e a atmosfera dentro de Goodison passou de febril a delírio após apenas 11 minutos, quando os Toffees se adiantaram.
Um livre rápido foi perfeitamente executado por Jarrad Branthwaite, libertando Beto para trás da linha de defesa dos visitantes, e o avançado mostrou uma tremenda compostura para abrir o corpo e bater Alisson.
Os homens de Arne Slot gostaram do desafio e empataram apenas cinco minutos depois. Mohamed Salah - autor de seis golos nos últimos oito dérbis de Merseyside - fez um cruzamento preciso que foi cabeceado magnificamente por Alexis Mac Allister, com a finalização ainda mais impressionante pelo facto de estar de costas para a baliza no momento do contacto.
Os dois primeiros remates do jogo deram em golo, e seguiu-se um dérbi mais tradicional e cauteloso, com os homens de David Moyes a sofrerem um golpe antes do intervalo, quando o craque Iliman Ndiaye ficou visivelmente perturbado por ter sido forçado a sair lesionado.
O início lento do Liverpool na segunda parte quase foi punido quando Branthwaite marcou à queima-roupa, mas o golo foi anulado por fora de jogo. O desperdício do Everton voltou para os assombrar quando Salah aproveitou uma recarga após remate de Curtis Jones, completando a reviravolta e fazendo história, com o 23.º envolvimento do egípcio em golos na PL em 13 jogos fora de casa esta época. Um recorde histórico para uma temporada única.
Parecia ser um golpe fatal para o Everton, que teve dificuldades em criar oportunidades nas tentativas de recuperação. Até ao oitavo minuto dos descontos, quando o cruzamento de Vitaliy Mykolenko foi cabeceado por Tim Iroegbunam para o caminho de Tarkowski, que finalizou de forma espetacular para lançar uma autêntica loucura em Goodison Park. O golo sobreviveu a uma extensa verificação do VAR, garantindo que o Everton estendesse a sua série invicta na PL para quatro jogos e evitasse a derrota na despedida do dérbi de Goodison.
Doucouré e Jones foram expulsos após o apito final, quando o caos se instalou no meio de uma noite decepcionante para o Liverpool, que ainda está sete pontos à frente na liderança, apesar de não ter vencido pela 10.ª vez em 13 visitas a este campo.