Mais

Premier League: Bis de Ndiaye abrilhanta despedida de Goodison Park (2-0)

Ndiaye faz dois golos e o Everton vence o Southampton na despedida de Goodison
Ndiaye faz dois golos e o Everton vence o Southampton na despedida de GoodisonMartin / Colorsport / Shutterstock / Profimedia
O Everton fechou o livro dos 133 anos em Goodison Park com uma vitória por 2-0 sobre o Southampton. Ao apontar os dois golos, Iliman Ndiaye teve a honra de ser o último marcador de sempre da Premier League no famoso estádio, numa tarde de grande emoção para os adeptos do emblema de Liverpool.

Recorde as incidências da partida

Um ambiente carnavalesco ensolarado, com um toque de tristeza, deu lugar a um início de jogo decidido por parte do Everton e, apenas um minuto depois de Beto ter sido travado por uma defesa de Aaron Ramsdale, os Toffees começaram a dominar.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Um passe de Jarrard Branthwaite para Ndiaye desencadeou uma sucessão de passes que dividiu os Saints, permitindo que Ndiaye encontrasse espaço e rematasse para o canto inferior esquerdo, levando Goodison Park ao delírio.

A saída do capitão Seamus Coleman, por lesão, foi aplaudida de pé e o locutor do estádio agradeceu pessoalmente a Ashley Young, que substituiu o irlandês e passou a braçadeira a Jordan Pickford.

Momentos mais tarde, Beto tentou um remate cruzado para fora, depois de um bom trabalho de Ndiaye, e depois foi apanhado duas vezes em fora de jogo quando tentou visar a baliza de Ramsdale.

Felizmente para os Blues, Ndiaye estava com a eficácia que faltou a Beto e bisou no final do primeiro tempo, quando uma má saída de bola do Southampton permitiu a Dwight McNeil isolar o avançado senegalês. O avançado contornou Ramsdale e apontou o 2-0 para a equipa de Liverpool.

Com o Everton a ter visto as vantagens de 2-0 em casa contra o Bournemouth, o Manchester United e o Ipswich Town caírem por terra no início da época, ainda havia espaço para alguma apreensão entre os adeptos de Goodison à medida que a segunda parte se desenrolava.

Quase a pressentir isso, o Everton começou por perder alguma da coesão que tinha demonstrado anteriormente, mas ainda assim teve as primeiras grandes oportunidades da segunda parte, com James Garner a rematar à baliza de Ramsdale num contra-ataque e Beto a cabecear por cima da barra após um cruzamento da direita.

Depois de ver a sua equipa quase morta e enterrada, o treinador interino dos visitantes, Simon Rusk, fez uma tripla mudança, mantendo viva alguma esperança de um renascimento dos Saints.

Pouco depois dessa mudança, Pickford foi forçado a fazer a sua primeira defesa da tarde, impedindo Ross Stewart de rematar com a canela à queima-roupa, após um mau passe de Abdoulaye Doucouré.

Dominic Calvert-Lewin poderia ter conseguido o 3-0 a 15 minutos do fim, mas viu-se sob pressão defensiva e não conseguiu rematar certeiro na sequência de um livre.

Em última análise, Goodison Park - um estádio que testemunhou oito títulos de campeão nacional, uma meia-final do Mundial, 2.791 jogos de seniores masculinos (incluindo 1.539 vitórias) e 945 golos do Everton na Premier League - teve a despedida que merecia. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform