Premier League: Brentford aproveita crise do Newcastle e sobe ao sétimo lugar (2-3)

Ouattara apontou o golo decisivo
Ouattara apontou o golo decisivoANDY BUCHANAN / AFP

O Brentford conseguiu, pela primeira vez na história, um duplo triunfo sobre o Newcastle no principal escalão inglês, ao vencer por 2-3 em St James’ Park com um golo tardio, somando ainda a quinta vitória nos últimos seis jogos fora em todas as competições.

Recorde as incidências da partida

A polémica surgiu logo aos dois minutos, quando Keane Lewis-Potter ganhou as costas da defesa e caiu na área. Kieran Trippier agarrou-lhe visivelmente a camisola, mas nem o árbitro nem o VAR consideraram existir motivo para grande penalidade ou cartão vermelho.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O Newcastle demorou a entrar no jogo, mas depois de Harvey Barnes desviar inadvertidamente para fora um remate de Jacob Murphy, os magpies chegaram à vantagem a meio da primeira parte. Sven Botman libertou-se da marcação e respondeu de cabeça a um cruzamento longo e aparentemente inofensivo de Bruno Guimarães, fazendo a bola bater no relvado antes de entrar junto ao ângulo superior.

O Brentford, contudo, acabaria por colher os frutos de uma primeira parte consistente. Aos 37 minutos, Dango Ouattara colocou a bola com precisão na área e Vitaly Janelt, de cabeça, atirou cruzado para o fundo das redes, restabelecendo a igualdade. A reviravolta ficou consumada mesmo em cima do intervalo, quando um remate de Mathias Jensen foi travado em cima da linha pelo braço estendido de um defesa do Newcastle. Na conversão, Igor Thiago assumiu a responsabilidade e marcou com frieza, assinando o 17.º golo na liga esta época.

Na segunda parte, o Newcastle reclamou nova grande penalidade por alegada mão de Rico Henry após cruzamento de Trippier, mas o lance foi considerado legal, entendendo-se que o desvio foi feito com o ombro. A equipa da casa tinha dificuldades em impor o seu jogo e só criou verdadeiro perigo depois da hora, quando um remate de longa distância de Malick Thiaw obrigou Caoimhín Kelleher a desviar para canto.

A cerca de dez minutos do fim, o Newcastle acabaria por beneficiar de um penálti, após falta de Michael Kayode sobre Bruno Guimarães na área. O médio brasileiro converteu com classe, empatando a partida e lançando um final emotivo. Ainda assim, o empate revelou-se insuficiente. Já perto do apito final, Ouattara desferiu um remate potente que passou por baixo de Nick Pope e entrou junto ao poste, selando o triunfo do Brentford.

Com este resultado, os bees regressam ao sétimo lugar, após a vitória anterior do Everton sobre o Fulham, enquanto o Newcastle se afasta ainda mais dos lugares europeus, aumentando a pressão sobre Eddie Howe.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform