As equipas da Premier League gastaram um recorde de 3 mil milhões de euros em novos jogadores durante o verão; alguns tornar-se-ão lendas, outros fracassarão. Por agora, a expetativa é grande e algumas das maiores contratações da janela poderão fazer a sua estreia este fim de semana.
Aqui estão as cinco que acreditamos poderem ser as mais emocionantes.
5: Nick Woltemade - Newcastle
Depois de um verão de rejeições, Eddie Howe finalmente conseguiu o seu novo avançado na reta final da janela de transferências. Com 1,98m de altura, Woltemade é o último de uma longa fila de avançados gigantes que foram importados para a Premier League neste verão.
Foi destaque no Campeonato da Europa de Sub-21 deste verão, marcando seis golos e dando três assistências em seis jogos. No entanto, a primeira divisão inglesa é completamente diferente, e um recorde de 85 milhões de euros é muito dinheiro.
Mas Woltemade é muito mais do que a sua altura. Capaz de jogar mais recuado e atuar como um número dez, se necessário, ele é incrível nas jogadas de ligação, com uma média de 1,2 passes-chave por partida na Bundesliga. Ele pode precisar de algum tempo para se adaptar a uma liga menos transitória, mas tem tudo para ser um grande sucesso.
4: Alejandro Garnacho - Chelsea
O guru de transferências preferido de todos, Fabrizio Romano, dizia-nos a cada 15 minutos que o negócio estava próximo e, finalmente, o jogador saiu do Manchester United a 30 de agosto por 45 milhões de euros.
Os adeptos do United ficaram satisfeitos com a sua saída devido às suas atitudes fora de campo, mas não há dúvida de que Garnacho é um futebolista muito talentoso. Durante o seu tempo com os 20 vezes campeões, produziu alguns momentos mágicos, não apenas o pontapé de bicicleta que lhe valeu o Prémio Puskas contra o Everton.
Pode nem sempre fazer o passe certo ou ser tão certeiro à frente da baliza como as pessoas gostariam, mas em termos de fazer levantar os adeptos das cadeiras, há poucos jogadores na Premier League como ele.
3: Xavi Simons - Tottenham
Com a saída de Heung-Min Son do clube, o Spurs precisava de um novo rosto principal. Durante semanas, parecia que Simons seria jogador do Chelsea, mas, por qualquer motivo, o clube nunca fez uma proposta oficial, apesar de ter chegado a um acordo pessoal.
O Tottenham pegou no telefone, Simons atendeu, e agora o clube do norte de Londres tem um dos melhores jovens médios ofensivos do mundo no seu plantel. Para quem assistiu à derrota dos Spurs por 1-0 para o Bournemouth na última jornada, a falta de criatividade ficou evidente.
James Maddison dificilmente irá jogar muito nesta temporada, se é que vai jogar, então Simons é o novo criador de jogadas. É a sua maior força, e com 21 golos e o mesmo número de assistências nos seus 78 jogos pelo RB Leipzig, o seu registo é prova suficiente.
2: Gianluigi Donnarumma - Man City
Sim, nós sabemos, os guarda-redes não são particularmente emocionantes, ou pelo menos não deveriam ser. Donnarumma está nesta lista porque será muito interessante ver como ele se encaixa na equipa do City de Pep Guardiola nesta temporada.
As dificuldades do italiano em jogar a partir da defesa estão bem documentadas. Na época passada, terminou a campanha vitoriosa do PSG na Ligue 1 com uma taxa de precisão de passe de 84,5% e apenas 62 dos seus passes longos atingiram o objetivo pretendido.
Em comparação, o antigo número um do City, Ederson, teve uma taxa de precisão de passe de 86,3% e registou uns impressionantes 139 passes longos precisos na liga, apesar de ter jogado apenas mais dois jogos (26).
Ainda assim, Donnarumma tem de ser considerado um dos melhores guarda-redes do mundo. Quando se trata de parar remates, talvez não haja ninguém que possa competir.
1: Alexander Isak - Liverpool
Quem mais? O jogador mais caro da história do futebol britânico tem muito a provar, depois de ter feito tanto barulho em St. James' Park para conseguir a sua transferência para os detentores da Premier League durante o verão.
136 milhões de euros é um gasto e tanto para a equipa de Arne Slot, mas é fácil entender por que estavam tão dispostos a pagar tanto dinheiro. Apenas Erling Haaland e o próprio Mohamed Salah, do Liverpool, marcaram mais golos do que ele nas duas últimas épocas da Premier League.
É difícil para Hugo Ekiteke, que começou tão bem a época, mas Isak tem agora de ser considerado o número nove do Liverpool. A única coisa que o atrapalhou no Newcastle foi o seu histórico de lesões: ele perdeu um total de 206 dias durante as três temporadas no clube.