Premier League: Cinco jogos decisivos para a corrida ao título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Premier League: Cinco jogos decisivos para a corrida ao título
O Arsenal viaja para enfrentar o Manchester City no domingo.
O Arsenal viaja para enfrentar o Manchester City no domingo.AFP
Arsenal, Liverpool e Manchester City estão envolvidos numa emocionante corrida pelo título da Premier League a 10 jogos do fim da época.

O líder Arsenal está à frente do segundo classificado Liverpool devido à diferença de golosgolos, enquanto o City é o terceiro, um ponto atrás dos dois primeiros.

A AFP Sport faz uma retrospetiva dos cinco melhores jogos da temporada.

Manchester City - Arsenal

O jogo mais importante da corrida pelo título acontece no Estádio Etihad logo após a pausa internacional.

Uma terceira derrota para os Gunners nesta temporada pode ser fatal para as esperanças do City de conquistar um inédito quarto título consecutivo da Premier League.

O Arsenal venceu os homens de Pep Guardiola por 1-0 no Estádio Emirates em outubro, graças a um golo tardio de Gabriel Martinelli, e também os derrotou nos penáltis no Community Shield em agosto.

A equipa de Mikel Arteta venceu os seus últimos oito jogos no campeonato, mas o City está invicto há 22 jogos em todas as competições e não perde em casa desde novembro de 2022.

Manchester City - Aston Villa

Se o City conseguir garantir uma vitória contra o Arsenal, terá pouco tempo para comemorar, já que o Aston Villa, candidato aos quatro primeiros lugares, visita o Etihad apenas três dias depois.

O emblema de Birmingham, ex-campeão europeu, está a fazer uma campanha inesperadamente forte e ocupa o quarto lugar, à espera do seu primeiro título desde que a competição se tornou a Liga dos Campeões.

A equipa de Unai Emery surpreendeu o City em dezembro, quando o golo de Leon Bailey aos 74 minutos selou a vitória por 1-0. O City está invicto desde então, enquanto o Villa permanece entre os quatro primeiros, apesar da pressão do Tottenham.

Manchester United - Liverpool

O Liverpool foi derrotado pelo Manchester United na última Taça de Inglaterra.
O Liverpool foi derrotado pelo Manchester United na última Taça de Inglaterra.AFP

O Liverpool vai a Old Trafford com um sabor de vingança após uma dolorosa derrota por 4-3 para o seu arquirrival nas quartos de final da Taça de Inglaterra.

A equipa de Jürgen Klopp liderava por 2-1 e 3-2 no final do tempo normal e do prolongamento, respetivamente, mas não conseguiu aguentar, pois um golo de Amad Diallo no último minuto acabou com as esperanças dos Reds de conquistarem o tetracampeonato.

O Liverpool ainda pode dar a Klopp uma despedida memorável na sua última época, juntando a Premier League e a Liga Europa à Taça da Liga que conquistou em fevereiro.

Uma primeira vitória em Old Trafford desde 2021 será essencial para o Liverpool tentar igualar o recorde do United de 20 títulos ingleses.

Tottenham - Arsenal

O Arsenal tem ainda de viajar para defrontar o rival Tottenham.
O Arsenal tem ainda de viajar para defrontar o rival Tottenham.AFP

Com tanto em jogo para estes velhos rivais, haverá uma reviravolta extra no sempre muito disputado derby do norte de Londres.

Em 1971 e 2004, o Arsenal foi coroado campeão em White Hart Lane. O emblema comandado por Arteta pode dar um grande passo rumo a outro título se vencer os odiados vizinhos no estádio reconstruído no local desses triunfos históricos.

O Arsenal, campeão pela última vez há 20 anos, perdeu apenas um dos últimos seis clássicos do norte de Londres, embora tenha desperdiçado duas vezes a vantagem no empate em 2 a 2 no Emirates em setembro.

O Tottenham, revitalizado na primeira temporada de Ange Postecoglou no comando, é uma equipa ofensiva que certamente fará de tudo para terminar entre os quatro primeiros.

Aston Villa - Liverpool

Embora o Liverpool tenha goleado o Villa por 3 a 0 em Anfield em setembro, os Reds podem esperar um teste mais duro na revanche.

Naquele que será o último jogo fora de casa de Klopp como treinador do Liverpool, o alemão estará à procura da quarta vitória consecutiva em Villa Park.

O Villa venceu o Liverpool pela última vez em 2020, quando a vitória por 7-2 levou Klopp a admitir que a sua equipa tinha "perdido o rumo".

Com um primeiro título em quatro anos potencialmente ao alcance, o Liverpool não pode permitir-se um deslize semelhante.

O dia do ajuste de contas

Se depois destes jogos não houver nada que separe os candidatos ao título, a última jornada da época, a 19 de maio, colocará o Arsenal contra o Everton, o Manchester City contra o West Ham e o Liverpool contra o Wolves.