Mais

Premier League: Cinco pontos de discussão a meio da época 2024/25

O Liverpool está a voar alto no topo da Premier League
O Liverpool está a voar alto no topo da Premier LeaguePAUL ELLIS / AFP

O Liverpool está de mãos dadas com o título da Premier League no final de 2024, enquanto a primeira metade da temporada foi inesquecível para Manchester City e Manchester United, mas por outros motivos.

Uma temporada de reviravoltas inesperadas que levou o Nottingham Forest a uma surpreendente ascensão ao segundo lugar, com o United e o Tottenham a afundarem-se na metade inferior da tabela. Eis cinco conclusões a meio da época 2024/25:

Sem Klopp, sem problemas para o Liverpool

A saída emocionada de Jürgen Klopp, que ganhou um estatuto lendário em Merseyside por ter conquistado a Premier League e a Liga dos Campeões durante os quase nove anos em que esteve no comando do clube, tinha diminuído as expetativas de uma luta pelo título antes do início da campanha.

Mas Klopp rejuvenesceu de forma crucial o seu plantel antes de passar as rédeas a Arne Slot, que teve um início quase perfeito.

O antigo treinador do Feyenoord venceu 23 dos 27 jogos que disputou em todas as competições, o que também inclui um registo de 100% de vitórias na Liga dos Campeões e nas meias-finais da Taça da Liga.

A forma recente do Liverpool
A forma recente do LiverpoolFlashscore

Mohamed Salah tem sido o catalisador, com 17 golos e 13 assistências em 18 jogos da Premier League.

Nem mesmo as especulações sobre o futuro do egípcio Salah, do capitão Virgil van Dijk e dodefesa inglês Trent Alexander-Arnold, que ficam sem contrato no final da temporada, atrapalharam a arrancada do Liverpool.

Arsenal, a nove pontos de distância, parece ser o adversário mais sério, mas o Liverpool está no caminho certo para igualar o recorde do Manchester United de 20 títulos da primeira divisão inglesa até maio.

A queda do Manchester City

A série de duas vitórias do City nos últimos 14 jogos tem sido a história da temporada até agora, com Pep Guardiola a admitir que a série recorde de quatro títulos consecutivos não se estenderá a um quinto.

Os campeões em título estão a 14 pontos do topo, em sexto lugar, e precisam de uma reforma se quiserem voltar às suas glórias anteriores.

"Em algumas posições precisamos de ajuda", disse Guardiola após a vitória de domingo sobre o Leicester, que pôs fim a uma série de oito jogos fora de casa sem vitória.

A forma recente do Manchester City
A forma recente do Manchester CityFlashscore

A perda de Rodri, vencedor da Bola de Ouro, devido a uma lesão no joelho que pôs fim à época, em setembro, foi fundamental para o colapso do City, enquanto a defesa de Guardiola foi devastada por lesões.

Agora, o City terá de lutar apenas para prolongar a série de 14 anos sem se classificar para a Liga dos Campeões.

Forest lidera as surpresas

O Forest só conseguiu sobreviver no último dia da temporada passada, mas está a fazer uma campanha de sonho sob o comando de Nuno Espírito Santo.

As vitórias em Anfield e Old Trafford foram os pontos altos da campanha do bicampeão europeu, que tem como objetivo voltar à Liga dos Campeões na próxima temporada pela primeira vez em 45 anos.

Apenas o Arsenal e o Liverpool sofreram menos golos, enquanto o avançado neozelandês Chris Wood se juntou a Salah, Erling Haaland, Cole Palmer e Alexander Isak na corrida pela Bota de Ouro.

As dificuldades dos gigantes tradicionais também abriram as portas para outros candidatos improváveis à Europa. O Bournemouth é o sexto colocado, enquanto o Fulham é o oitavo.

Tabela da Premier League
Tabela da Premier LeagueFlashscore

Manchester United afunda de vez

Muita coisa mudou em Old Trafford nos últimos 12 meses, mas os resultados só pioraram.

Desde que adquiriu uma participação minoritária no clube, Jim Ratcliffe implementou uma nova estrutura desportiva fora do campo, demitiu o treinador Erik ten Hag e supervisionou mais uma dispendiosa onda de gastos no mercado de transferências.

O oitavo lugar alcançado pelo United na época passada foi o pior dos últimos 34 anos.

Após 19 jogos, o clube ocupa o 14.º lugar e está mais perto da zona de despromoção do que dos quatro primeiros, com apenas sete pontos a separá-lo dos três últimos.

O United perdeu quatro jogos consecutivos em todas as competições e cinco dos seus últimos seis jogos no campeonato, incluindo os últimos três em casa.

Ruben Amorim venceu apenas duas vezes no campeonato desde que chegou do Sporting, no pior arranque de qualquer novo treinador do United em quase 100 anos.

Trio promovido em apuros

Pela segunda vez na história da Premier League, as três equipas promovidas foram todas despromovidas na época passada.

O Southampton, o Ipswich e o Leicester terminaram o ano entre os três últimos classificados.

A tendência suscita preocupações quanto ao fosso crescente entre a Premier League, que se orgulha de ter as receitas televisivas mais lucrativas do mundo, e o segundo escalão do Championship.

Com seis pontos, o Southampton está a caminho de bater o recorde do Derby de 2007/08 como a pior equipa da história da Premier League.