Mais

Premier League: Clubes vão votar tecto salarial

Premier League poderá introduzir medida revolucionária
Premier League poderá introduzir medida revolucionáriaProfimedia

É já considerada uma das decisões mais importantes da história moderna da Premier League. Principais emblemas estão divididos sobre o rumo a tomar.

Na quarta-feira, o Times revelou que a Premier League vai votar a introdução de um tecto salarial. A proposta será sufragada pelos 20 clubes que disputam a principal competição de Inglaterra, com a necessidade de pelo menos 14 votos favoráveis para ser aprovada.

Segundo a mesma fonte, este limite pretende promover um maior equilíbrio financeiro entre os clubes e vai ser calculado da seguinte forma: cinco vezes o valor que o último classificado da Premier League recebeu em direitos televisivos e prémios desportivos. Seguindo esta fórmula, o tecto salarial para esta época seria de 630 milhões de euros, cerca de 550 milhões de libras.

De acordo com os dados disponíveis, nenhum clube ultrapassaria este tecto salarial, se o mesmo já estivesse em vigor.

A votação está marcada para novembro e a mesma fonte revela os dois rivais de Manchester, City e United, são dois dos mais fortes oponentes à implementação desta medida, argumentando a perda de competitividade na Europa. Por outro lado, os clubes de meio da tabela para baixo acreditam que pode ajudar a mitigar as diferenças na Premier League.