Mais

Premier League: Estêvão dá o golpe fatal ao Liverpool que perde a liderança (2-1)

O momento do golo decisivo de Estêvão
O momento do golo decisivo de EstêvãoMICHAEL STEELE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Liverpool perdeu o primeiro lugar da Premier League para o Arsenal, à sétima jornada e antes da paragem para os jogos internacionais, depois de ter sido derrotado por 2-1 pelo Chelsea, sendo esta a quarta derrota consecutiva para o campeonato em Londres. Com Pedro Neto a titular nos blues, Estêvão rendeu o português a tempo de resolver a partida com um golo já em tempo de descontos.

Recorde aqui as incidências do encontro

O Liverpool tem estado longe de ser convincente na defesa do título e as suas falhas foram mais uma vez expostas nos momentos iniciais em Stamford Bridge.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Uma fraca exibição no meio-campo dos reds deu a Moisés Caicedo, um jogador que esteve perto de assinar com eles antes de se juntar ao Chelsea, demasiada liberdade à entrada da área, e o colombiano fê-los pagar de forma brutal ao desferir um remate forte a 25 metros no ângulo superior. Os comandados de Arne Slot quase encontraram uma resposta instantânea por Dominik Szoboszlai, mas o bloqueio heróico de Benoît Badiashile impediu o que parecia ser um golo certo.

O trabalho persistente do Chelsea sem bola estava a frustrar os reds, que impressionaram a espaços, mas desperdiçaram de forma invulgar no último terço. Na verdade, os visitantes até estavam com um pouco de sorte a perder por apenas um golo, já que pouco antes do intervalo Alejandro Garnacho rematou ao poste.

Slot já tinha visto o suficiente do intervalo e decidiu colocar Florian Wirtz para dar à sua equipa um novo impulso ofensivo. A decisão quase funcionou imediatamente quando o alemão serviu Salah com um toque de calacanhar delicioso, mas o egípcio só conseguiu desviar para fora. Porém, o Liverpool quebrou finalmente a resistência do Chelsea. O cruzamento de Szoboszlai encontrou Alexander Isak que, na tentativa de dominar, fez uma assistência involuntária para Gakpo fuzilar na pequena área.

O Chelsea, com dois centrais titulares lesionados, deu a iniciativa ao Liverpool nos minutos finais, mas foram os blues mais ameaçaram. Jamie Gittens, Caicedo e Estêvão obrigaram Giorgi Mamardashvili a defesas inteligentes nos 10 minutos finais, que acabaram por ser um alívio temporário. Os londrinos continuaram a pressionar até ao fim, e o seu esforço valeu a recompensa final nos descontos, quando Estêvão apareceu ao segundo poste para desviar o cruzamento de Cucurella e infligir uma derrota nos descontos ao Liverpool pelo segundo fim de semana consecutivo. Foi a estreia a marcar do brasileiro, que se tornou o mais jovem de sempre a marcar na Premier League pelo Chelsea.