Mais

Premier League: Fulham volta às vitórias (2-3), Vardy marca na despedida do Leicester (2-0)

Jamie Vardy marcou golo 200 pelo Leicester City
Jamie Vardy marcou golo 200 pelo Leicester CityGEORGE WOOD/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O Fulham, de Marco Silva, deu a volta para vencer o Brenford por 2-3 e ainda sonhar com o apuramento para as competições europeias na próxima época, enquanto o já despromovido Leicester venceu (2-0) o Ipswich, que também já caiu para o Championship, num jogo marcado pela despedida de Jamie Vardy. O icónico avançado inglês marcou no último jogo na casa dos Foxes.

Brentford 2-3 Fulham

As hipóteses do Brentford de se qualificar para as competições europeias sofreram um duro golpe, ao perderem frente ao Fulham na Premier League, no Gtech Community Stadium - um resultado que mantém os Cottagers na corrida pelo oitavo lugar e uma possível vaga na Liga Conferência.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Uma primeira parte animada e cheia de ação começou com Mikkel Damsgaard a isolar Yoane Wissa, que foi travado ao primeiro poste por uma boa defesa de Bernd Leno, antes de o remate de recarga do dinamarquês ser bloqueado. Aos 16 minutos, o Fulham abriu o marcador por intermédio de Raúl Jiménez, que se elevou sobre Nathan Collins para cabecear com força, após um cruzamento desviado e em arco de Adama Traoré. O Brentford reagiu de imediato e esteve perto do empate quando Bryan Mbeumo cruzou perigosamente na cobrança de um livre, acabando por empatar pouco depois com um remate rasteiro e colocado ao canto inferior.

Seis minutos depois, os anfitriões tiveram a hipótese de passar para a frente, quando Kevin Schade foi derrubado na área por Joachim Andersen. Mbeumo, fortemente apontado à saída do clube e possível candidato ao seu último jogo em casa pelos Bees, assumiu a responsabilidade mas falhou a grande penalidade - a primeira desperdiçada com esta camisola - com Leno a defender com uma mão firme. Ainda assim, o Brentford foi para o intervalo em vantagem, graças a um lançamento lateral longo de Michael Kayode que causou confusão, culminando num cabeceamento de Christian Nørgaard que contou com um desvio final de Wissa sobre a linha.

Tendo já desperdiçado um total de 28 pontos após estar em vantagem - um máximo partilhado na liga até esta jornada -, os homens de Marco Silva sentiram novamente esse sabor amargo, entrando a perder na segunda parte. A partida manteve um ritmo elevado, e após um período de pressão, o Fulham virou o resultado com dois golos em apenas três minutos.

O capitão Tom Cairney restabeleceu a igualdade com um cabeceamento certeiro após mais um cruzamento desviado, e quando o Brentford ainda assimilava o golpe, Harry Wilson, também vindo do banco, aumentou a vantagem com um potente remate de longa distância com efeito.

O jogo manteve-se emocionante até ao apito final, com Nørgaard a testar Leno nos minutos finais, mas foram os visitantes a sorrir no fim, reduzindo a diferença pontual para apenas um ponto em relação ao Brentford e mantendo viva a esperança europeia, com quatro equipas ainda na luta. Apesar da derrota, a equipa de Thomas Frank continua em oitavo, posição que poderá ainda garantir a qualificação europeia, dependendo do sucesso do Chelsea nas competições continentais e de outros fatores. No entanto, o falhanço em prolongar a série de quatro vitórias consecutivas na Premier League - a mais longa desde 1939 - poderá custar caro, uma vez que os Bees podem cair até ao 10.º lugar na última jornada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Leicester 2-0 Ipswich

O ídolo do clube, Jamie Vardy, marcou o seu 200.º golo na 500.ª partida ao serviço do Leicester City, durante a vitória por 2-0 frente ao também aflito Ipswich Town, no King Power Stadium — apenas a segunda vitória da equipa orientada por Ruud van Nistelrooy nos últimos 14 jogos da Premier League (PL).

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Já despromovidas, após épocas extremamente dececionantes, o cenário não era animador: os anfitriões somavam apenas uma vitória nos últimos 13 jogos da Premier League (2 empates, 10 derrotas) e o Ipswich ainda pior, com apenas um triunfo nos últimos 17 encontros (4 empates, 12 derrotas) - tudo apontava para que este não fosse um jogo para mais tarde recordar.

Foi, aliás, o Ipswich que entrou melhor, controlando grande parte da posse de bola nos primeiros minutos e registando quatro remates à baliza nos primeiros 15 minutos. No entanto, depois de resistirem à pressão inicial, foram os Foxes a inaugurar o marcador aos 28 minutos, no seu primeiro remate enquadrado.

Após um rápido contra-ataque, James Justin assistiu Vardy, que atirou colocado para o canto inferior esquerdo, celebrando a sua 500.ª partida com o 200.º golo pelo clube. Apesar da boa reação à desvantagem e de continuarem a somar remates (oito na primeira parte), os Tractor Boys não acertaram na baliza, e o resultado ao intervalo manteve-se 1-0 para o Leicester.

A segunda parte voltou a começar com o Ipswich por cima, e após boa jogada de Sam Morsy, Julio Enciso obrigou Jakub Stolarczyk a uma boa defesa, registando o primeiro remate enquadrado dos visitantes. Com o ímpeto do seu lado, continuaram a pressionar, e foi novamente Enciso a ameaçar, com um remate bloqueado depois de um cruzamento perigoso de Jens Cajuste. Ainda assim, o Leicester manteve-se paciente, à espera da oportunidade certa para contra-atacar. Essa oportunidade surgiu aos 63 minutos, quando Kasey McAteer acertou no poste com um potente remate de fora da área, deixando o Ipswich em alerta.

Esse lance foi um prenúncio do que estava para vir: aos 69 minutos, após uma boa jogada de Wilfred Ndidi, McAteer não desperdiçou e fez o 2-0 com um remate forte e colocado, num ângulo difícil, para o canto superior direito. O treinador do Ipswich, Kieran McKenna, reagiu de imediato com quatro substituições, tentando provocar uma reviravolta nos cerca de 20 minutos finais, mas o estrago já estava feito, e à parte de alguns remates inofensivos, a equipa mostrou-se esgotada.

Contudo, este era o dia de Jamie Vardy. Um momento especial aconteceu aos 80 minutos, quando foi substituído por Patson Daka na sua última aparição pelo clube, sendo homenageado com uma guarda de honra. O Leicester manteve a vantagem e somou apenas a sua terceira partida sem sofrer da época, praticamente assegurando o 18.º lugar e deixando o Ipswich no 19.º, sem vencer há sete jogos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform