Mais

Premier League: Liverpool aposta na recuperação com o West Ham para reforçar corrida pelo título

Arne Slot, treinador do Liverpool
Arne Slot, treinador do LiverpoolHENRY NICHOLLS / AFP
O Liverpool vai tentar recuperar de uma rara derrota, quando o líder da Premier League receber o West Ham no domingo.

Enquanto isso, Chelsea, Manchester City, Newcastle, Nottingham Forest e Aston Villa estão envolvidos numa tensa batalha pela classificação para a Liga dos Campeões.

A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes da ação deste fim de semana:

Liverpool não é "complacente"

Depois de ter tirado todo o drama da corrida pelo título há semanas, o Liverpool sofreu uma rara derrota contra o Fulham no último fim de semana, o que provocou acusações de que os líderes estão a ficar complacentes.

A equipa de Arne Slot perdeu a sua série invicta de 26 jogos no campeonato, numa derrota por 3-2 em Craven Cottage, que pouco se assemelhava à equipa que marchou incansavelmente para o seu primeiro título desde 2020.

Mas, apesar da sua segunda derrota no campeonato esta época, o Liverpool tem 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Arsenal, quando faltam apenas sete jogos.

O topo da Premier League
O topo da Premier LeagueFlashscore

Seria preciso um colapso espantoso para os Reds não conquistarem um recorde de 20.º título inglês e Slot está convencido de que os seus jogadores continuam firmemente concentrados em fazer o trabalho o mais rapidamente possível.

"Acho que não há motivo para sermos complacentes", disse Slot antes da visita do West Ham a Anfield.

"Acho que todos que viram os nossos jogos sabem que é preciso muito esforço, muito trabalho duro para vencer. A equipa que ganhou o campeonato nas últimas quatro épocas já vencia por 3-0 ao intervalo em quase todos os jogos que disputou. Não é assim para nós", acrescentou.

A corrida pelos cinco primeiros está acesa

Com cinco vagas para a Liga dos Campeões da próxima temporada disponíveis para os clubes ingleses, a corrida por essas vagas lucrativas deve ser acirrada.

O terceiro classificado, o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, que recebe o Everton este sábado, espera chegar à competição europeia de clubes pela primeira vez desde 1980/81 e tem cinco pontos de vantagem sobre o sexto classificado, o Manchester City.

O Chelsea, em quarto lugar, está à frente do quinto classificado Newcastle apenas pela diferença de golos, com os vencedores da Taça da Liga a terem um jogo em atraso que poderá ser crucial.

Este fim de semana, o Chelsea defronta o Ipswich, enquanto o Newcastle recebe o Manchester United e o Aston Villa, sétimo classificado - a dois pontos dos cinco primeiros - visita o despromovido Southampton.

O City, que recebe o Crystal Palace no sábado, está um ponto atrás do Chelsea e do Newcastle e, sem dúvida, é o que mais tem a perder na tentativa de salvar uma temporada negativa com a classificação para a Liga dos Campeões.

A equipa de Pep Guardiola, que venceu a Premier League seis vezes nas últimas sete temporadas, não participou na Liga dos Campeões pela última vez em 2010/11.

Leicester à beira do abismo

A péssima campanha do Leicester parece destinada a terminar em despromoção, e uma derrota com o Brighton este sábado deixaria o clube à beira do regresso à segunda divisão, após uma temporada.

Derrotados por 3-0 pelo Newcastle na segunda-feira, os Foxes são a primeira equipa das quatro primeiras divisões do futebol inglês a perder oito jogos consecutivos em casa sem marcar golos.

A equipa de Ruud van Nistelrooy, que ocupa o penúlltimo lugar da tabela, não marca no King Power Stadium desde 8 de dezembro, contra o Brighton, e está há sete jogos do campeonato, em casa e fora, sem marcar.

Van Nistelrooy é apenas o segundo treinador na história da Premier League a perder oito jogos consecutivos em casa na competição, depois de Daniel Farke, com o Norwich, em 2021.

A luta pela manutenção na Premier League
A luta pela manutenção na Premier LeagueFlashscore

Atolado numa série de nove derrotas consecutivas em todas as competições, o Leicester ficará a 18 pontos de distância da segurança, com apenas seis jogos restantes, se perder em Brighton e o Wolves, de Vítor Pereira, vencer o Tottenham no domingo.

Van Nistelrooy não tem respostas para a situação do Leicester. "Estamos a tentar coisas diferentes, estruturas diferentes, jogadores diferentes em posições diferentes e os resultados não aparecem. Isso é que é preocupante", assumiu.

Siga a Premier League no Flashscore